FOGO. Estão a ser feitas evacuações preventivas. Desde sábado, dia 09, que o concelho de Baião tem vindo a registar um grande número de ignições (fogos), com vários hectares de área ardida, o que está a pôr em causa a maior área verde do distrito do Porto.
Estão descontrolados os incêndios que lavram nas freguesias de Teixeira/ Teixeiró e em Ancede/Ribadouro, no concelho de Baião.
“As chamas lavram perto de habitações, mas até ao momento não há nenhuma que esteja em perigo”, indicou uma fonte dos bombeiros ao final da manhã ao TTV.
Em Ancede, regista-se uma aproximação das chamas a Eiriz, o principal centro urbano da freguesia.
Evacuações preventivas
“Estão a ser feitas evacuações preventivas” no âmbito dos incêndios ativos em Baião/Porto, indicou André Fernandes, comandante nacional de Emergência e Proteção Civil. Pelo que o TTV apurou, até ao final da manhã, no lugar de Edaúfe, Gôve, tinha sido evacuada uma idosa acamada para casa de familiares.

O combate aos dois incêndios, segundo a página da proteção civil, está a ser feito por 267 operacionais, apoiados por 80 viaturas e cinco meios aéreos.
Os dois fogos tiveram início, ontem, quinta-feira. Um deles, em Teixeira, ao amanhecer.
Em Teixeira e Teixeiró a Estrada Nacional 101 (EN101), entre a Boavista e a ponte de Carrapatelo, já foi reaberta ao trânsito depois de ter estado várias horas cortada à circulação por causa das chamas.