Maior barragem do país inaugurada hoje no rio Tâmega

ENERGIA. Iberdrola inaugura hoje em Ribeira de Pena a maior barragem do país. Trata-se de uma gigabateria da eletrica espanhola: sistema de bombagem permite voltar a reutilizar água das barragens para produzir eletricidade e dar mais estabilidade ao sistema devido à intermitência das renováveis.

A maior barragem do país é hoje inaugurada no rio Tâmega em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real. A central hidroelétrica de Gouvães conta com uma potência instalada de 880 megawatts (MW), com quatro grupos, ou turbinas, de 220 megawatts cada.

O projeto da Iberdrola bate assim a central do Alto Lindoso, no Minho, da EDP, que conta com 630 megawatts.

Além da central de Gouvães também vai ser inaugurada hoje a central de Daivões, outro projeto da Iberdrola também em Ribeira de Pena, com 118 megawatts. Esta barragem tem uma altura semelhante à Torre dos Clérigos no Porto. O rio Tâmega nasce em Espanha e desagua no rio Douro, no Torrão/Entre-os-Rios.

Imagem da primeira descarga teste da barragem de Daivões

Já a central do Alto Tâmega, com uma capacidade de 160 megawatts, só entra em operação mais tarde, no início de 2024.

A Iberdrola vai investir um total de 1.500 milhões de euros para construir o sistema eletroprodutor do Tâmega, o maior investimento energético em Portugal na última década. A infraestrutura é dotada de um sistema de bombagem na central de Gouvães, a montante da de Daivões.

Quando a primeira central produz eletricidade, a água turbinada vai parar à albufeira da segunda central. Quando Gouvães precisa novamente de produzir eletricidade, a água turbinada anteriormente é bombada e regressa à sua albufeira. Desta forma, a água nunca se perde do sistema e pode ser reutilizada várias vezes.

Quando estiver totalmente concluído, o complexo do Tâmega terá capacidade para produzir 1.766 GWh por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades energéticas dos municípios vizinhos e das cidades de Braga e Guimarães (440.000 famílias).

António Orlando

Next Post

Fim da Barragem de Fridão obriga Estado a devolver 218 milhões à EDP

Seg Jul 18 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.