INCLUSÃO. Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (Rede CLAIM), criada em 2003, chega, agora, ao Marco de Canaveses. Atualmente existem 152 CLAIM, distribuídos de norte a sul do país e ilhas.
O Município do Marco de Canaveses assinou esta tarde o Protocolo de Cooperação com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) para a implementação de um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
Isabel Almeida Rodrigues, secretária de Estado para a Igualdade e Migrações, presidiu à cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Marco. Os CLAIM possuem funções de acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes, que permitem auxiliar ajudar em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
O CLAIM do Marco de Canaveses funcionará às segundas-feiras com atendimento entre as 9:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30, no edifício dos Paços do Concelho, sendo assegurado, em regime de rotatividade 5 técnicos superiores com formação especializada no domínio do atendimento e acolhimento de pessoas que se encontrem em situação de migração.