EQUIPAMENTO. São quatro antigas estações: Codessoso, Lourido, Celorico de Basto e Veade que ficarão disponíveis para exploração por entidades privadas.

O Município de Celorico de Basto lançou concurso público para a concessão dos quatro equipamentos, recentemente recuperados, situados ao longo do percurso da Ecopista da Linha do Tâmega.
A intenção do Município é “chamar os privados para a dinamização destes edifícios de valor histórico, arquitetónico e funcional”, afirmou José Peixoto Lima, presidente da autarquia que referiu ser mais um passo importante para a “afirmação da Ecopista da Linha do Tâmega como a melhor do país.
A ideia é criar um conjunto de serviços aos utentes da Ecopista, como o aluguer de bicicletas e bicicletas elétricas, o acesso a veículos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, o serviço de apoio de bar, a dinamização das unidades de alojamento, bem como os chuveiros e espaços de descanso e convívio existentes nestes equipamentos, “salvaguardando a função de informação turística e a integridade dos edifícios”, realça o autarca.
Os concursos públicos das quatro estações estão publicados em Diário da República e poderão ser consultados através dos endereços:
CONCESSÃO DO DIREITO DE EXPLORAÇÃO DA ESTAÇÃO DE CELORICO DE BASTO
CONCESSÃO DO DIREITO DE EXPLORAÇÃO DA ESTAÇÃO DE MONDIM DE BASTO
CONCESSÃO DO DIREITO DE EXPLORAÇÃO DA ESTAÇÃO DE CODESSOSO
CONCESSÃO DO DIREITO DE EXPLORAÇÃO DA ESTAÇÃO DE LOURIDO