Amarante celebra juventude com música, jogos, comédia e desporto


JUVENTUDE. Capicua, Bárbara Bandeira, Rui Xará, Xcapes Games e uma corrida noturna são algumas das atividades que fazem parte da programação do HÁ FEST entre 6 e 15 de agosto.

O HÁ FEST! regressa de 6 a 15 de agosto com música, jogos, comédia e desporto para celebrar a juventude. O arranque das iniciativas está a cargo de Capicua que será convidada do “Conta-me Histórias” no Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã, dia 6 de agosto, às 22h00.

Dia 10 decorrem os “Xcapes Games – Albus Potter”, no Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, a partir das 19h00; e a 13, os “Xcapes Games – Team Sherlock”, no Mercado Municipal, às 17h00. Estas atividades convidam os participantes a superarem os desafios realizados em grupo através de uma app nos telemóveis.

Ainda dia 10, às 21h30, “Há Conversa” com Pedro Tenreiro seguido de DJ set. A partir do tema “Educação para a cidadania”, o DJ e animador da Antena 3 vai abordar o papel da música enquanto movimento de emancipação e afirmação das comunidades. Às 23h00, a animação fica a cargo do DJ Tomás Hassler.
No dia seguinte, o Largo de São Gonçalo recebe, a partir das 22h00, dois espetáculos de stand up comedy, com o amarantino Tomás Matos e o portuense Rui Xará.

Depois de dois anos de pandemia, o “Às 8 na Ponte” volta a São Gonçalo, no Dia Internacional da Juventude, que se assinala a 12 de agosto, com Carlos Pinheiro e Diogo Amorim; Cabaret Fortuna; Laura Miranda; Music & Friends; Tomás Hassler; Tikinho; Dango e York a partir das 20h00.

Dia 13, as atenções centram-se no Parque Ribeirinho com um concerto de Bárbara Bandeira, às 22h00. A cantora estreia-se em Amarante com o tema que partilhou com Carminho, mas também Nós os dois” e o mais recente “Ou Não”.

No dia seguinte, as bandas que participaram no Band’Arte – Banda do Costume, Brody e Capitão Mocho – vão atuar no HÁ FEST!, no Largo de São Gonçalo, às 21h30.

O encerramento de mais uma edição da festa da juventude realiza-se no feriado, 15 de agosto, com a “Amarante Night Run” que convida para um percurso de cerca de cinco quilómetros pelas ruas da cidade. Os primeiros 1000 inscritor recebem uma t-shirt. Antes da corrida há uma aula de zumba. O ponto de encontro é no Largo São Gonçalo às 20h30.

Além de música e diversão, a Alameda Teixeira de Pascoaes volta a transformar-se numa praça de restauração onde os amarantinos poderão conviver, ouvir os DJs amarantinos Dango, York, Voyage e Music and Friends, e assistir aos concertos de Diogo Amorim, Banda Forró Chico Bastos Trio e Suspensive Mood. “Há Sabores N’Alameda” vai funcionar das 19h00 às 02h00 entre 10 e 16 de agosto (dias 12 e 13 encerra às 04h00).

Nesta edição, o “HÁ FEST! por uma causa” pretende educar para a cidadania e, nesse sentido, vai dinamizar ações de rua desenvolvidas por jovens participantes do intercâmbio “Huge minority: fight againts discrimination!”, financiado pelo programa Erasmus+ da EU, organizado pelo Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude de Amarante.

A Associação 100ideias Amarantinas junta-se a esta causa, através da dinamização do quizz digital “Barómetro do Cidadão” e da ação “Cidadania de Bolso”, que consiste na distribuição material de sensibilização ao público.

Ainda nesta rubrica, serão desenvolvidas atividades no âmbito dos projetos europeus Include_EU e o LocalEUCharter que o Município integra. No decorrer do HÁ FEST! serão também lembrados os valores europeus que asseguram uma sociedade onde o pluralismo, a tolerância, a justiça, a solidariedade, a não discriminação e a igualdade prevalecem.

Todas as atividades são de acesso gratuito.

António Orlando

Next Post

Quatro anos de prisão para casal acusado de gerir uma casa de alterne em Felgueiras

Qui Ago 4 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.