Salman Rushdie esfaqueado em palco

CRIME. O escritor Salman Rushdie foi atacado esta sexta-feira em Nova Iorque quando se preparava para discursar em palco. O ataque ocorreu no dia em que passam 33 anos após ter sido ameaçado pela primeira vez devido à publicação do romance “Versículos satânicos”.

Salman Rushdie foi vítima de um ataque na manhã desta sexta-feira, quando se preparava para iniciar uma conferência na zona central de Nova Iorque, na Chautauqua Institution.

Mal o nome do escritor inglês de origem indiana foi anunciado, um homem irrompeu pelo palco e começou a esmurrá-lo e esfaqueá-lo, perante a surpresa generalizada

Um repórter da agência noticiosa Associated Press, Charles Savenor, presente na sessão captou o momento do ataque e da pronta intervenção dos seguranças no local. Em poucos segundos, Rushdie foi arrastado do palco e o atacante detido.

Testemunhas no local descrevem os ferimentos que o escritor sofreu, incluindo uma ferida no pescoço. Um agente da polícia que se encontrava na sala deteve o atacante enquanto Salman Rushdie foi transportado de helicóptero para o hospital.

Uma médica presente na plateia contou ao jornal norte-americano “The New York Times” que ouviu alguém dizer que o escritor “tinha pulso”. O moderador da intervenção sofreu ferimentos ligeiros na cabeça.

“Versículos satânicos”.

Publicado em 1988, o romance seria violentamente atacado pelo líder iraniano de então, o Ayatollah Rohollah Khomeini, que emitiu uma “fatwa”, o equivalente a uma sentença de morte, exortando os muçulmanos a matá-lo, com a promessa de receberem três milhões de dólares.

Com o passar dos anos, as autoridades políticas do Irão distanciaram-se do decreto, mas em 2012 uma fundação religiosa semi-oficial subiu a recompensa em meio milhão de dólares.

Desconhecem-se para já mais detalhes sobre o estado de saúde de Salman Rushdie.

No próximo dia 17 de setembro, Salman Rushdie tem prevista uma vinda ao Porto para participar num evento na Livraria Lello.

António Orlando

Next Post

Autorizados 79 milhões de euros para obras na linha do Douro

Sáb Ago 13 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.