FORMAÇÃO. A oferta de novos cursos “integra-se na estratégia digital do concelho”, via Amarante Tech Hub, tem como objetivo “contribuir para uma melhor prestação dos jovens”, justifica fonte da autarquia amarantina.
As escolas parceiras do Amarante Tech Hub – CENFIM, EPALC, ESTG-IPP e UTAD – já têm as inscrições abertas para o próximo ano letivo (22/23). Há sete novos cursos e as aulas vão decorrer em Amarante.
Assim, a partir de setembro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico do Porto (IPP), terá quatro novos cursos em Amarante. São eles: “Tecnologias de dados e visualização de informação”; “Desenvolvimento para a web e dispositivos móveis”; “Cibersegurança, redes e sistemas informáticos”; e “Gestão industrial 4.0”.
As aulas vão decorrer no Instituto Empresarial do Tâmega, sendo que o curso terá uma duração de dois anos.
Já a Escola Profissional António Lago Cerqueira (EPALC) prepara-se para inaugurar o curso de “Técnico de Programador”, destinado a alunos que concluíram o nono ano de escolaridade.
O CENFIM terá, pela primeira vez, o curso de “Técnico especialista em gestão da produção”, destinado a alunos que concluíram o ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, com aprovação em Matemática, Física, Português e Inglês.
Por último, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estreia na pós-graduação em “Engenharia Mecatrónica”, para licenciados em engenharia. Este curso em particular tem a duração de um ano.
Amarante Tech Hub
- Projeto do município de Amarante, desenvolvido através da InvestAmarante, em parceria com o IET – Instituto Empresarial do Tâmega, onde a tecnologia se cruza com a indústria, e onde empreendedores e profissionais do setor conciliam desafios e carreiras profissionais.