Vem aí nova (3ª) onda de calor

ALTAS TEMPERATURAS. Próximas semanas serão muito quentes, de calor, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

As máximas elevadas estão de regresso a partir de sábado, naquela que será a 3ª onda de calor que o país irá viver este verão.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para semanas quentes, pelo menos, até ao final de setembro.  

O presidente do IPMA, Jorge Miguel Miranda, avisa ainda para a falta de chuva que se irá sentir.

O Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura reuniram-se esta manhã com o IPMA para ficarem a par das previsões para os próximos dias.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, antecipa um setembro entre 50 a 60 por cento mais quente em comparação com outros anos.

Não está descartada a hipótese de ser decretado um novo estado de alerta para incêndios rurais.

No que se refere ao combate ao incêndio na serra da Estrela, José Luís Carneiro frisou que todos os meios disponíveis têm estado no terreno: “Efetivamente, na serra da Estrela, estão reunidas todas as variáveis de maior complexidade”, nomeadamente quanto às temperaturas, à orografia e ao vento.

Jorge Miranda, presidente do IPMA, considera que “estamos a viver um momento muito complicado da história climática da terra”

O país “é frágil perante o desenvolvimento de um incêndio rural, em particular de grandes dimensões e todos os meios são finitos e as pessoas finitas na sua capacidade de atuação”: “Ou nós temos uma capacidade de solidariedade entre organizações, pessoas e entre aldeias e vilas que permita que sejamos capazes de passar o período que se avizinha ou vamos ter situações que poderão ser de maior complexidade do que as que tivemos até agora”, avisou.

António Orlando

Next Post

Óbito. Maria da Silveira Alves, 90 anos

Qui Ago 18 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.