BAIÃO. Concurso Pecuário da Raça Arouquesa dos mais concorridos de sempre

AGROPECUÁRIA. Produtores da Raça Arouquesa de Baião e de diversos concelhos como Arouca, Cinfães, Resende ou Vale de Cambra conferiram um colorido e uma animação que fez as delícias do muito público que preencheu as ruas da vila de Baião.

O Concurso de gado de raça arouquesa, integrado nas Festas Concelhias e de São Bartolomeu, em Baião, foi um dos mais concorridos de sempre.

Foram apresentados exemplares vindos, não só de Baião, mas também de concelhos vizinhos e mesmo de localidades mais distantes. Após a decisão do júri do concurso e a atribuição das classificações, os imponentes animais, conduzidos pelos orgulhosos proprietários, desfilaram pelo centro da vila de Baião, até se concentrarem junto ao edifício da Câmara Municipal, onde decorreu a cerimónia de entrega de prémios.

Em paralelo ao concurso, a Câmara Municipal de Baião atribui um incentivo no valor de 100 euros. Esta verba é direcionada para os criadores do concelho de Baião e obedece à condição de que as novilhas nasçam no nosso concelho e se mantenham na exploração, pelo menos até aos seis meses.

“Desde a sua implementação, este incentivo permitiu triplicar o número de nascimentos de exemplares desta raça autóctone no concelho de Baião, sendo que, neste ano, o número foi de 191 animais”, garante Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião.

O autarca, sublinhou o papel de grande relevo de todos os que estão envolvidos na promoção da raça e, deste modo, também, ” no desenvolvimento do território”.

O Presidente da ANCRA – Associação Nacional de Criadores de Raça Arouquesa, Fernando Moreira, aproveitou a oportunidade para anunciar que a Associação irá subir, “de imediato”, o preço a pagar por carcaça ao produtor.

O Presidente da ACRIBAIMAR – Associação de Criação de Gado Baião do Marco, Joaquim Madureira, manifestou-se “orgulhoso por esta grande feira, que muito nos orgulha e que é gratificante para quem se dedica à criação desta raça com muito esforço e dedicação.”

António Orlando

Next Post

VILA REAL. Apreendidos milhares de litros vinho licoroso e aguardente

Qui Ago 25 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.