GNR de Amarante o melhor português no Ultra-Trail du Mont-Blanc

UTMB. César Duarte, militar no Posto da GNR de Amarante, foi o primeiro português acabar o Ultra-Trail du Mont-Blanc, em Chamonix, França. Entre os 2956 atletas da competição, 50 eram portugueses.

César Duarte não escondeu a satisfação de ter sido o primeiro atleta português a cortar a meta no Ultra-Trail du Mont-Blanc, em Chamonix, na França, mostrando com orgulho a bandeira das quinas enquanto cumpria os últimos metros da prova após os 171 quilómetros percorridos naquela corrida de montanha, considerada “a prova rainha da modalidade em todo o mundo”.

O jovem natural de Amarante, atleta do Boavista Trail, regressa, assim em grande, após uma lesão que o afastou da competição terminando em Chamonix no 123º lugar da geral de 2795 atletas, 33º sénior masculino e o primeiro entre os portugueses com o tempo de 28 horas e 57 minutos. “A prova correu bem, já ando há nove anos nestas provas de grandes distâncias. Já corri pela seleção portuguesa e este ano não corri porque tive uma lesão recente”, explicou César Duarte ao TTV.

Pelo que contou ao TTV, “é a quarta vez” que terminou a prova de 171 quilómetros. “Já participei em várias provas a nível mundial fora de Portugal, e esta é a prova rainha do mundo no trail running, onde estão os melhores de todos os países e para se conseguir participar é necessária uma seleção com alguns requisitos exigentes”, revela.

O Ultra-Trail du Mont-Blanc 2022, em masculinos, foi ganho pelo espanhol Jornet Burgada com o tempo de 19 horas e 49 minutos. Em femininos, a primeira a cortar a meta foi a norte-americana Katie Schid com o tempo de 23 horas e 15 minutos.

SABER MAIS

  • O Ultra-Trail du Mont-Blanc é uma ultramaratona de montanha. Acontece uma vez por ano nos Alpes, atravessando França, Itália e Suíça. Com uma distância de cerca de 171 km e um desnível positivo de 9.400 metros, é considerada uma das corridas de montanha mais difíceis do mundo.

António Orlando

Next Post

O “Power Point” do século XVII

Ter Ago 30 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.