Governo dá 125 euros a quem ganhe até 2700 euros

CRISE INFLACIONISTA. As medidas de apoio às empresas só serão tomadas depois da reunião extraordinária dos ministros europeus com a tutela da Energia, que terá lugar na sexta-feira.

O primeiro-ministro apresentou, esta segunda-feira, o pacote de apoio às famílias aprovado pelo Governo. António Costa anunciou que cada cidadão que ganhe até 2700 euros irá receber um “pagamento extraordinário” de 125 euros para fazer face à inflação. Também revelou que vai propor ao Parlamento a descida do IVA da eletricidade para 6%.

“O Governo decidiu ainda, independentemente do rendimento da família, o pagamento extraordinário de 50 euros por cada descendente, criança ou jovem, que tenham a cargo” a pagar em outubro, prosseguiu o chefe do Governo.

Já os pensionistas receberão “um suplemento extraordinário equivalente a um mês de pensão”. Esta quantia será paga “de uma só vez, já em outubro”, anunciou Costa.

O Governo vai ainda propor à Assembleia da República a descida da taxa de IVA sobre a eletricidade para a taxa reduzida de 6%. Atualmente, esta é de 13%. O primeiro-ministro deseja que esta matéria seja discutida “com caráter de urgência, para que possa entrar em vigor até dia 1 de outubro”.

MEDIDAS DO GOVERNO

  • pagamento extraordinário de 125 euros a cada cidadão com rendimento até 2700 euros mensais;
  • o pagamento extraordinário de 50 euros por cada descendente que tenham a cargo, criança ou jovem;
  • um suplemento extraordinário para pensionistas equivalente a meia pensão, paga de uma só vez em Outubro;
  • a redução para 6% da taxa de 13% do IVA sobre a eletricidade, que será apresentada à Assembleia da República e deverá estar em vigor até 1 de Outubro;
  • permitir aos consumidores de gás o regresso ao mercado regulado ou a suspensão da taxa de carbono e do imposto sobre os produtos petrolíferos.

António Orlando

Next Post

Bruno Magalhães diz que "não se verga"

Seg Set 5 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.