“A(Vós) que nos unem” está a ser implementado por jovens de Amarante

INCLUSÃO. “A(Vós) que nos unem”, projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem recolhe histórias dos mais velhos para livro de memórias

Cinco jovens de Amarante estão a percorrer as freguesias do concelho para ouvir histórias dos mais velhos que mais tarde irão ser vertidas para um livro de memórias digital.

A iniciativa está inserida no projecto “A(Vós) que nos unem”, financiado até 15 mil euros pela Câmara Municipal de Amarante, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2021/2022. O projeto, o mais votado do OPJ, tem por base “pensar a condição dos idosos”, com vista a proporcionar-lhes uma vida mais feliz.

No périplo pelo concelho, os autores do projeto – Ana Teixeira, Ana Rita Teixeira, David Ribeiro, David Santos, Dulce Moura, Inês Gomes e Maria Leonor Teixeira – convidam os idosos a contarem uma história sobre as suas raízes e memórias, recordações e acontecimentos que marcaram a geração e, com a ajuda tablets cedidos pela câmara, registam os testemunhos que serão, posteriormente, compilados para um livro de memórias digital.

O projeto promotor de diálogo intergeracional prevê, também, a realização de atividades culturais nos centros de dia: sessões de cinema, teatro e workshops com recurso a fotografias.

“Este projeto é um desafio humanizador que pretende pensar a condição dos idosos contribuindo para a melhoria de vida através de valores como a empatia, o altruísmo e a inclusão”, justificam os jovens.

Incentivar a imaginação e a criatividade nos idosos, despertando a curiosidade, mas também familiarizá-los com as novas tecnologias são, também, objetivos deste projeto.

O “A(Vós) que nos unem”, está a ser desenvolvido em parceria com o projeto “Aproximidade” do Município de Amarante – que tem como missão promover uma vida saudável, ativa e plena na terceira idade.

SABER MAIS

O OPJ foi criado em 2015 pela Câmara Municipal de Amarante para aproximar os jovens à autarquia, consolidando a participação democrática e o envolvimento à causa pública. Destina-se a jovens com idades entre os 14 e os 35 anos, naturais, estudantes, trabalhadores ou residentes em Amarante.

António Orlando

Next Post

Biblioteca Municipal Albano Sardoeira acolhe exposições de pintura e fotografia

Qui Set 8 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.