INCLUSÃO. “A(Vós) que nos unem”, projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem recolhe histórias dos mais velhos para livro de memórias
Cinco jovens de Amarante estão a percorrer as freguesias do concelho para ouvir histórias dos mais velhos que mais tarde irão ser vertidas para um livro de memórias digital.

A iniciativa está inserida no projecto “A(Vós) que nos unem”, financiado até 15 mil euros pela Câmara Municipal de Amarante, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2021/2022. O projeto, o mais votado do OPJ, tem por base “pensar a condição dos idosos”, com vista a proporcionar-lhes uma vida mais feliz.
No périplo pelo concelho, os autores do projeto – Ana Teixeira, Ana Rita Teixeira, David Ribeiro, David Santos, Dulce Moura, Inês Gomes e Maria Leonor Teixeira – convidam os idosos a contarem uma história sobre as suas raízes e memórias, recordações e acontecimentos que marcaram a geração e, com a ajuda tablets cedidos pela câmara, registam os testemunhos que serão, posteriormente, compilados para um livro de memórias digital.
O projeto promotor de diálogo intergeracional prevê, também, a realização de atividades culturais nos centros de dia: sessões de cinema, teatro e workshops com recurso a fotografias.
“Este projeto é um desafio humanizador que pretende pensar a condição dos idosos contribuindo para a melhoria de vida através de valores como a empatia, o altruísmo e a inclusão”, justificam os jovens.
Incentivar a imaginação e a criatividade nos idosos, despertando a curiosidade, mas também familiarizá-los com as novas tecnologias são, também, objetivos deste projeto.

O “A(Vós) que nos unem”, está a ser desenvolvido em parceria com o projeto “Aproximidade” do Município de Amarante – que tem como missão promover uma vida saudável, ativa e plena na terceira idade.
SABER MAIS
O OPJ foi criado em 2015 pela Câmara Municipal de Amarante para aproximar os jovens à autarquia, consolidando a participação democrática e o envolvimento à causa pública. Destina-se a jovens com idades entre os 14 e os 35 anos, naturais, estudantes, trabalhadores ou residentes em Amarante.