Petshops” e clínicas veterinárias vendiam medicamentos proibidos

CRIME. Operação “Júpiter” da GNR detetou 41 infrações e mais de 2 000 embalagens apreendidas em fiscalização a medicamentos e produtos veterinários. Veterinário de Amarante ajudou a GNR na operação

A Secção de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR realizou diversas ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam ou detêm medicamentos veterinários e produtos de uso veterinário.

No decorrer da operação foram fiscalizados 30 estabelecimentos, entre os quais, “petshops”, clínicas veterinárias, drogarias e cooperativas agrícolas, que culminou na apreensão de mais de duas mil embalagens, contendo medicamentos veterinários e produtos de uso de veterinário proibidos, tendo ainda sido elaborados 41 autos de contraordenação, dos quais se destaca:

  • 12 por falta de autorização por parte da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para a venda de medicamentos veterinários sujeitos a receita médica;
  • 22 por venda de produtos de uso veterinário não autorizados pela DGAV;
  • Dois por venda de medicamentos veterinários fora da validade;
  • Dois por falta de licença por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para venda de aves protegidas.

A ação teve como “objetivo de controlar e reprimir possíveis irregularidades à legislação sobre a matéria, em todo o distrito do Porto” e contou com o apoio da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte e dos Serviços Centrais da DGAV, e dos médicos veterinários municipais dos concelhos de Amarante, Felgueiras, Paredes, Matosinhos, Vila do Conde, Santo Tirso e Gondomar.

“Os medicamentos veterinários e produtos de uso veterinário são recursos cruciais para a defesa da saúde e do bem-estar dos animais, e para a proteção da saúde pública, sendo igualmente um instrumento de salvaguarda das produções animais, com impacto considerável na economia das explorações agropecuárias e das alimentares”, alerta a GNR.

António Orlando

Next Post

Já começaram a trabalhar os novos médicos do CHTS

Seg Set 12 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.