Exposição Cuidadores do Património em Vila Meã

CULTURA. O Pólo de Vila Meã da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, acolhe até 1 de outubro a exposição fotográfica Cuidadores do Património da Rota do Românico (RR), de Luís Barbosa.

Rosa Carvalho – Cuidadora do Mosteiro de Travanca, é umas das fotografadas na exposição de Vila Meã

A Rota do Românico instituiu o dia 18 de outubro como o dia do Cuidador do Património.

Celebrada em 2020 pela primeira vez, esta iniciativa, inédita em Portugal, pretende homenagear todos aqueles que zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local. A mostra chega agora ao Pólo de Vila Meã da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante.

Rosa Carvalho é a cuidadora do Mosteiro de Travanca

A Dona Rosinha zela há 44 anos pela igreja do antigo Mosteiro de Travanca, em Amarante. Maria Rosa Carvalho nasceu praticamente no local que vigia religiosamente desde que o seu pai a convenceu a fazer o que a avó paterna fez durante anos a fio: cuidar da igreja do Mosteiro. “Ao princípio não queria, mas ele convenceu-me quando me disse que o tempo que a minha avó perdeu aqui nunca lhe fez falta. Isto passou a fazer parte da minha vida”, conta.

É à custa destas mulheres e homens que a Rota do Românico (RR) venceu o concurso “Histórias do Património Europeu 2020”, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.

António Orlando

Next Post

Baião. Câmara PS aprova IMI na taxa mínima, PSD quer que autarquia dê terreno aos bombeiros

Qui Set 15 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.