CULTURA. O Pólo de Vila Meã da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, acolhe até 1 de outubro a exposição fotográfica Cuidadores do Património da Rota do Românico (RR), de Luís Barbosa.

A Rota do Românico instituiu o dia 18 de outubro como o dia do Cuidador do Património.
Celebrada em 2020 pela primeira vez, esta iniciativa, inédita em Portugal, pretende homenagear todos aqueles que zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local. A mostra chega agora ao Pólo de Vila Meã da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante.
Rosa Carvalho é a cuidadora do Mosteiro de Travanca
A Dona Rosinha zela há 44 anos pela igreja do antigo Mosteiro de Travanca, em Amarante. Maria Rosa Carvalho nasceu praticamente no local que vigia religiosamente desde que o seu pai a convenceu a fazer o que a avó paterna fez durante anos a fio: cuidar da igreja do Mosteiro. “Ao princípio não queria, mas ele convenceu-me quando me disse que o tempo que a minha avó perdeu aqui nunca lhe fez falta. Isto passou a fazer parte da minha vida”, conta.
É à custa destas mulheres e homens que a Rota do Românico (RR) venceu o concurso “Histórias do Património Europeu 2020”, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.