CULTURA. Excertos de Marânus, de Teixeira de Pascoaes inspiram representação do Teatro Filandorra para o “Escrita em Cena” do Festival Inventa

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses recebe o Escrita em Cena, com a companhia de Teatro Filandorra- teatro do Nordeste com a peça Marânus… a lírica aventura da alma solitária de Pascoaes. O espetáculo está marcado para esta sexta-feira, às 21.30 horas
O espetáculo tem por base excertos de Marânus, de Teixeira de Pascoaes (1877-1952), onde é evocado o “panteísmo de Pascoaes”, a “lírica aventura da alma solitária” extasiada diante da Natureza transtornada pelo desejo e culminando num “canto único onde o inferno e o paraíso de que somos feitos misturam o seu fogo e a sua água eternos”.
O fio condutor da representação assenta na personagem de Teixeira de Pascoaes que dialoga com as “figuras” que fizeram parte da sua vida do nascimento até à morte – a família (pai, mãe, sobrinhos…), os amigos do tempo de escola e universidade, os amores e desamores, e a eterna Eleanor… a partir do seu próprio testemunho expresso na sua prosa e poesia.
Este projeto cénico tem configuração de uma instalação poética/dramática onde a componente plástica, metaforicamente materializada num grande manto/véu/serra que configura um espaço de encontro entre a poesia dramatizada de Pascoaes “dita” pela voz e corpo dos atores numa empatia com os espetadores presentes.