Celorico acolhe Escrita em Cena baseada em Pascoaes

CULTURA. Excertos de Marânus, de Teixeira de Pascoaes inspiram representação do Teatro Filandorra para o “Escrita em Cena” do Festival Inventa

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses recebe o Escrita em Cena, com a companhia de Teatro Filandorra- teatro do Nordeste com a peça Marânus… a lírica aventura da alma solitária de Pascoaes. O espetáculo está marcado para esta sexta-feira, às 21.30 horas

O espetáculo tem por base excertos de Marânus, de Teixeira de Pascoaes (1877-1952), onde é evocado o “panteísmo de Pascoaes”, a “lírica aventura da alma solitária” extasiada diante da Natureza transtornada pelo desejo e culminando num “canto único onde o inferno e o paraíso de que somos feitos misturam o seu fogo e a sua água eternos”.

O fio condutor da representação assenta na personagem de Teixeira de Pascoaes que dialoga com as “figuras” que fizeram parte da sua vida do nascimento até à morte – a família (pai, mãe, sobrinhos…), os amigos do tempo de escola e universidade, os amores e desamores, e a eterna Eleanor… a partir do seu próprio testemunho expresso na sua prosa e poesia.

Este projeto cénico tem configuração de uma instalação poética/dramática onde a componente plástica, metaforicamente materializada num grande manto/véu/serra que configura um espaço de encontro entre a poesia dramatizada de Pascoaes “dita” pela voz e corpo dos atores numa empatia com os espetadores presentes.

António Orlando

Next Post

Festa da Labareda aquece Resende

Qui Set 22 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.