Cargo de Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, causa embaraço a Ministro da Saúde

POLÍTICA. Alexandra Bento, a nutricionista que liderou a lista do PS/ Amarante à Assembleia Municipal nas últimas eleições autárquicas, está no centro da polémica que envolve o atual Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, é casada com Manuel Pizarro e segundo a lei, o Ministro que tutela aquela Ordem, poderá estar a incorrer num conflito de interesses.

Confrontado com a questão, o ministro da Saúde garantiu que não há conflito de interesses dizendo que a tutela daquele organismo está delegada à secretária de Estado da Promoção da Saúde. “Com franqueza, não me parece que isso exista. Não tenho nenhuma dúvida que a secretária de Estado vai exercer essa função de tutela”, disse Manuel Pizarro.

Sabendo do possível conflito de interesses, Manuel Pizarro explicou que tomou a medida “mais adequada”, que foi confiar a função de tutela da Ordem dos Nutricionistas em Margarida Tavares. “Desde que tomei posse, enquanto ministro, estou ciente de que, havendo uma função de tutela administrativa das ordens profissionais, (…) esse risco de conflito de interesses existe e tomei a medida que me parece a mais adequada que é ter decidido, desde o primeiro momento, que delegaria essa função de tutela sobre a Ordem dos Nutricionistas na senhora secretária de Estado da Promoção da Saúde”, realçou.

A Ordem dos Nutricionistas foi criada em 2011, tendo contado com a aprovação do atual ministro da Saúde, que, na ocasião, ocupava o cargo de secretário de Estado da Saúde.

António Orlando

Next Post

Piloto de Amarante conquista primeira vitória do ano em Boticas

Ter Set 27 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.