JS/Marco promove a iniciativa “Pensar Global, Agir Local”

POLÍTICA. “Não deixar ninguém para trás”: este é o grande mote da Agenda 2030, que servirá de
base à conferência em torno do desenvolvimento sustentável organizada pelos jovens socialistas marcuenses

No próximo dia 8 de outubro de 2022 realizar-se-á, pelas 16h, no Auditório Municipal Prof.ª Emília Monteiro, a iniciativa “Pensar Global, Agir Local”, promovida pela Juventude Socialista do Marco de Canaveses.

A atividade surge no âmbito do projeto “Jovens na Política: Participar para a Cidadania (2ª Ed.)”, promovido pela AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O evento consiste numa conferência em torno do Desenvolvimento Sustentável, abarcando os temas da Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, assim como a Ajuda Humanitária e de Emergência. Suceder-se-á a apresentação pública de um manifesto redigido pelos militantes da estrutura concelhia, que engloba um conjunto de medidas e ações políticas a implementar no Município do Marco de Canaveses, no âmbito das temáticas suprarreferidas.

Serão oradores a Conselheira Local para a Igualdade, Elsa Correia; a Vereadora da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Clara Marques; o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, Miguel Carneiro; e Maria Luiza Pacheco, responsável pelo projeto “Jovens na Política: Participar para a Cidadania (2ª Ed.)”, promovido pela AIDGLOBAL. A iniciativa contará ainda com as intervenções do secretário-geral da International Union of Socialist Youth (IUSY), Bruno Gonçalves; do vice-presidente da Federação da Juventude Socialista de Castelo Branco, Rúben de Matos; do Presidente da Federação do Porto, Miguel Rodrigues; e da Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Para Ana Madureira, presidente da estrutura, “enquanto jovens socialistas que possuem um património comum de solidariedade e de respeito pelos direitos e liberdades fundamentais do Homem, somos responsáveis por empreender as iniciativas necessárias para assegurar a garantia coletiva da paz mundial e do bem-estar comum”.

Através deste evento, os jovens socialistas marcuenses pretendem demonstrar a importância do investimento na Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global a nível local e do seu inerente impacto global, assim como equacionar o papel do Marco de Canaveses no domínio da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

A Agenda 2030 é um desafio global que a todos diz respeito e, por isso, a Juventude Socialista do Marco de Canaveses reconhece que esta grande missão universal só se tornará uma realidade através de uma forte e resiliente cooperação internacional, bem como da consciencialização dos governos, autarquias e população local para a intervenção nestas matérias.

António Orlando

Next Post

ÓBITO. Bruno Manuel Nunes Costa, 38 anos

Seg Out 3 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.