ON dirigida Martim Sousa Tavares assinala centenário de Agustina Bessa-Luís


CULTURA. A Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, apresenta “Centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís” no Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã, dia 15 de outubro, às 22h00.

Do repertório fazem parte: a obra do compositor alemão Christoph Willibald Gluck (1714-1787) – Abertura “Alceste”, Wq. 44; e a Sinfonia Nº. 2 em Dó Maior, Op. 61 de Robert Schumann (1810-1856) – I. Sostenuto assai – Allegro, ma non troppo, II. Scherzo: Allegro vivace, III. Adagio espressivo, IV. Allegro molto vivace.

A entrada no Cineteatro Raimundo Magalhães é livre, feita por ordem de chegada, e limitada à lotação do espaço.

PERFIL. Martim Sousa Tavares

  • Formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra em Lisboa, Milão e Chicago, Martim Sousa Tavares fundou, em 2014, a Orchestra di Maggio em Brescia. Em 2019 criou a Orquestra Sem Fronteiras, com sede em Idanha-a-Nova, que foi galardoada com o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu e o Prémio de Música da Mirpuri Foundation em 2022.
  • Em janeiro do próximo ano vai estrear “Uma Outra Bela Adormecida”, a partir do conto de Agustina Bessa-Luís, uma coprodução do Teatro Nacional de São João, Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, Cineteatro Louletano e Centro Cultural Raiano. E será maestro titular da Orquestra Clássica do Sul.
  • Paralelamente à atividade de maestro, Martim Sousa Tavares é, desde 2019, uma voz presente na Rádio Observador, na Antena 2 e na RTP Palco. Enquanto autor assinou a ópera infantil “O Anel do Unicórnio”, estreada em 2021 e em circulação entre vários teatros portugueses.

António Orlando

Next Post

Amarante lança campanha “Não abandone monos na via pública”

Qui Out 6 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.