Símbolos Jornadas Mundiais da Juventude em Amarante

IGREJA. Os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) entre hoje e amanhã passam por Amarante “numa manifestação de entusiasmo juvenil que pretende envolver toda a comunidade local”. Um dos momentos altos da presença dos símbolos da JMJ em Amarante acontece esta noite de quinta-feira, dia 13 outubro, com uma Noite de Festa Jovem, a partir das 20.30 horas, com um concerto no Mercado Municipal.

Uma Cruz de grandes dimensões e o ícone de Nossa Senhora, entregue pelo Papa São João Paulo II aos jovens no âmbito do encontro mundial da JMJ, vão passar por Amarante, proporcionando várias iniciativas na cidade com os jovens e encontro nas escolas do concelho.

Um dos momentos altos da presença dos símbolos da JMJ em Amarante vai acontecer na quinta-feira, dia 13 outubro, com uma Noite de Festa Jovem, a partir das 20.30 horas, com um concerto no Mercado Municipal. Segue-se uma peregrinação com os símbolos – “atravessar as pontes” – que desde o mercado vai atravessar a ponte Nova, passar pelo largo do Arquinho, subir pela rua 31 de janeiro, passar a ponte de S. Gonçalo e terminar com um momento de oração na igreja, seguido de convívio nos claustros.
Durante a tarde de quinta-feira os símbolos da JMJ, que durante este mês de outubro estão a percorrer a Diocese do Porto, vão ao encontro dos jovens na EPALC, em Vila Caiz, e no Externato de Vila Meã.

Na manhã de sexta-feira há oração da manhã, às 8.30 horas, com os símbolos na igreja de S. Gonçalo. Segue-se novo encontro com os jovens no Colégio de S. Gonçalo e na Escola Secundária de Amarante.

Segundo o Bispo do Porto, a presença da cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” da JMJ tem a missão de preparar os corações para a adesão à JMJ 2023, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto em Lisboa.

Refira-se que a JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

António Orlando

Next Post

Hospitais de Amarante e Penafiel retomam regulamento de visitas pré-Covid

Qui Out 13 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.