Celorico de Basto promove residência artística

A residência artística promovida pelo Município de Celorico de Basto resulta de uma candidatura submetida e aprovada ao Norte 2020.

A primeira Residência Artística de 2022 decorre em Celorico de Basto com a presença da Banda Fogo Fogo a interagir com os vários agentes culturais e musicais do concelho.

A banda composta pelos artistas David Pessoa, Márcio Silva, Danilo Lopes, Francisco Rebelo e João Gomes esteve esta quinta-feira, 20 de outubro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, a apresentar aos jovens da Academia de Música de Basto “todo o processo de fazer música, um processo que exige muita repetição, muito trabalho, até que a melodia esteja completamente harmoniosa para passar para o público. Este é um processo pouco abordado, mas crucial para a criação musical” disse Márcio Silva, baterista dos Fogo Fogo.

Os Fogo Fogo é projeto ímpar que celebra as influências e tradições de raiz lusófona, com origem na cultura musical cabo-verdiana. O seu primeiro disco de originais tem o nome de “Fladu Fla” e foi lançado em 2021.

Para a Vereadora da Cultura do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, os Fogo Fogo integram a 1ª residência artística porque são uma banda reconhecida com vários projetos e atuações um pouco por todo mundo. Uma banda que esteve connosco no Festival Inquieto e que mostrou, desde o primeiro momento, interesse em integrar este projeto que consiste em fazer arte conjuntamente com os nossos aristas locais”.

Para a autarca, “esta residência artística é a primeira de um conjunto de iniciativas similares com o intuito de proporcionar à nossa comunidade, sobretudo aqueles que olham para estas áreas com interesse, a possibilidade de viverem novas experiências, experiências essas que poderão ter aqui um papel crucial no incentivo e motivação no fomento do interesse pelas diferentes manifestações artísticas. De facto, Celorico de Basto tem todas as condições para a criação artística”, acrescentou.

António Orlando

Next Post

GNR de Vila Meã apreende droga sintética

Sex Out 21 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.