No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, o Cineclube de Amarante exibe, domingo dia 23, às 16.30 horas, “Francisca”, de Manoel de Oliveira.
Estreado em 1981, Francisca é uma adaptação de “Fanny Owen” da escritora. Produzido por Paulo Branco, “Francisca” contou com interpretação de Teresa Menezes, Diogo Dória, Mário Barroso, Rui Mendes, Paulo Rocha, entre outros.
A Cinemateca Portuguesa – museu do cinema tratou e digitalizou recentemente o filme e disponibilizou a cópia o que permite esta celebração do cinema no programa das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís.
Esta sessão contará com a presença da escritora e videasta Regina Guimarães, que orientou a visita à exposição “O Princípio da Incerteza: Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís”, promovida pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves.
SINOPSE:
O filme «Francisca» tirado do livro Fanny Owen de Agustina Bessa-Luís, por sua vez inspirado numa história verídica do século passado, enreda-se numa reflexão dos seus dois principais personagens, José Augusto e Camilo Castelo Branco, sobre a vida e as mulheres, o amor, o fatalismo e a desgraça.