Baião. Novo investimento em abastecimento de água e saneamento

AMBIENTE. A empreitada visa a construção das redes de saneamento e de abastecimento de água nas freguesias de Santa Cruz do Douro e Ovil, da ETAR de Boscras e da rede de saneamento na freguesia de Gôve, no concelho de Baião.

Cerca de 300 habitações das freguesias de Santa Cruz do Douro e Ovil, do concelho de Baião irão ter ligação à rede de saneamento, o mais tardar, dentro de um ano e meio. A empreitada adjudicada por 2,6 milhões de euros pela Concessionária Águas do Norte vai arrancar de imediato. Além das ligações ao saneamento de 324 habitações, a empreitada inclui também a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) em Boscras na freguesia de Gôve.

As obras da responsabilidade das Águas do Norte vão ainda ser complementadas pela Câmara de Baião ao estender 8.5 km de rede de abastecimento de água a 269 casas. Neste particular, o investimento em rede de água é de 900 mil euros e é suportado na integra pela autarquia. “Vamos aproveitar a abertura das valas que as Águas do Norte fazem para o saneamento para, à nossa custa, porque de momento não temos apoio comunitário, colocar aí rede de água. Desse modo evitarmos ter que rasgar de novo o pavimento das estradas para colocar a água da rede pública”, explicou fonte municipal ao TTV.

Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte “pretende disponibilizar a uma parte significativa da população” residente no concelho de Baião, “a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, justifica fonte da empresa concessionária.

O investimento (saneamento) é financiado por fundos comunitários no montante de 1,6 milhões de euros.

António Orlando

Next Post

Túnel de Águas Santas reabriu na última madrugada

Qui Nov 3 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.