Túnel de Águas Santas reabriu na última madrugada

MOBILIDADE. Em causa está o túnel sul, no sentido Porto – Amarante, que estava encerrado para obras, ao mesmo tempo que a circulação no novo túnel norte passará a estar exclusivamente dedicada à circulação do sentido Amarante – Porto.

O novo túnel de Águas Santas, na Maia, abriu na madrugada desta quinta-feira, sendo que pelas 07 horas já era possível circular na nova galeria do troço da Autoestrada 4 (A4).

O túnel sul, no sentido Porto – Amarante, estava encerrado para obras, ao mesmo tempo que a circulação no novo túnel norte passará a estar exclusivamente dedicada à circulação do sentido Amarante – Porto.

Por reabrir ficará a galeria central, que servirá o trânsito também no sentido Porto – Amarante.

No dia 5 de setembro, a Brisa já tinha adiantado que as obras no nó de Ermesinde, em Valongo, e no túnel de Águas Santas, na Maia, terminariam, respetivamente, no final de outubro e dezembro deste ano.

“A reformulação do nó de Ermesinde (e das praças de portagem) será concluída a 31 de outubro. As obras de reformulação dos dois túneis já existentes estarão concluídas a 31 de dezembro de 2022 — é esta a data estimada para a conclusão total da obra”, pode ler-se numa resposta do presidente executivo da empresa, Manuel Melo Ramos.

Depois de concluída a obra, o sublanço da A4 terá “quatro vias de circulação em cada sentido na plena via; quatro vias na galeria Norte em ambos os sentidos; duas vias de circulação na galeria Sul no sentido Porto/Ermesinde; duas vias de circulação na galeria Central no sentido Matosinhos/Ermesinde”.

Na empreitada inclui-se ainda a “criação de duas novas praças de portagem resultantes de alargamentos que substituirão as antigas praças de portagem que existiam junto à N208 [Estrada Nacional 208]”, segundo o presidente executivo da concessionária.

Manuel Melo Ramos salienta que a empresa “investiu 43 milhões de euros na empreitada de alargamento da plena via no sublanço Ermesinde/Águas Santas”, que classificou de “muito complexa”.

As obras de alargamento da A4 no sublanço Águas Santas- Ermesinde, incluindo a construção de um novo túnel, foram iniciadas em 2015, estiveram paradas e retomaram em 2020.

António Orlando

Next Post

Aluimento de terras "apanha" camião da NANTA e ameaça casa em Moreira da Maia

Qui Nov 3 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.