Flaviense vence Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino

PRÉMIO. Cerimónia de entrega de prémios e inauguração da exposição das fotografias premiadas da 7ª edição do Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino, tem lugar no próximo sábado, 19 de novembro, pelas 16h, no Salão Nobre da União de Freguesias de Amarante

O fotógrafo António Cunha é o grande vencedor da sétima edição do Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino que, no ano em que se comemora o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, tem a ilustre escritora como tema.

Para além do 1.º prémio ao fotógrafo flaviense, o júri atribuiu, ainda, um segundo lugar a Fernando Fortes (Almada) e o terceiro a José Martins, de Vila do Conde. Foram nomeados para menções honrosas os fotógrafos Abílio Mendes (Amarante), António Tedim (Moreira da Maia) e Paulo Fernandes (Viana do Castelo).

Promovido pela União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão e pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, o Concurso, que vai já na sua sétima edição, pretende promover a arte da fotografia, os ilustres Amarantinos e Amarante. O júri integra os fotógrafos António Pinto e Francisco Piqueiro, o fotojornalista José Manuel Ribeiro e Verónica Teixeira Pinto em representação da organização.

Verónica Pinto, presidente da direção da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, destaca o carácter único deste Prémio “que ao distinguir ilustres amarantinos através da arte da fotografia e de um conjunto de fotografias a preto e branco de enorme qualidade técnica está também a distinguir e a promover Amarante, já que o regulamento de participação prevê que pelo menos uma das fotografias seja sempre realizada num cenário amarantino, a génese dos nossos ilustres homenageados”, refere.

Américo Paulo Ribeiro, Presidente da Junta da União de Freguesias de Amarante, salienta a origem do Prémio que pretende homenagear e distinguir ilustres amarantinos através da fotografia e desta forma levar ainda mais longe a riqueza da história da nossa cidade e do nosso concelho, berço de nomes que estarão para sempre ligados à história do país e do mundo”.

As 18 fotografias vencedoras vão dar origem a uma exposição itinerante que estará patente em 10 espaços, ao longo de um ano. A primeira destas itinerâncias será na sede da Junta da União de Freguesias de Amarante, onde a exposição Ilustre Amarantino poderá ser visitada até ao próximo dia 31 de dezembro.

O Concurso Ilustre Amarantino já homenageou Teixeira de Pascoaes, Eduardo Teixeira Pinto, Amadeo de Souza-Cardoso, António Lago Cerqueira, António Carneiro, António Cândido e agora Agustina Bessa-Luís.

António Orlando

Next Post

Baião. Mais 5.400 metros quadrados para parque de Lazer

Ter Nov 15 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.