Tâmega e Sousa contribuiu com 7,3% no aumento das exportações da região norte

ECONOMIA. A fileira têxtil e vestuário é a mais relevante da região Norte de Portugal nas exportações, com um resultado de 4.384 milhões de euros, num quadro em que entre 2011-2021, o Norte reforçou a sua posição nos mercados internacionais, com um aumento das exportações de 45,5%.

O boletim de outono do Norte Estrutura, da Comissão de Coordenação Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) revela que há um novo máximo ao nível das exportações, que resulta num excedente de 3.188 milhões de euros da balança comercial de bens na região.

Ao mesmo tempo, e segundo o mesmo documento, as exportações de alta tecnologia cresceram 91,3%, no período, 59,9% na média tecnologia e de 44,1% na baixa tecnologia. As fileiras com maior crescimento percentual foram as referentes a instrumentos de ótica, fotografia, de medida, de precisão e médico-cirúrgicos (610,4%), plásticos (81,8%), metais comuns (78,9%), máquinas, aparelhos e material elétrico (62,9%) e produtos florestais (61%).

Ao nível da base territorial, em 2021, a região Norte a Área Metropolitana do Porto lidera as exportações com 50,2%, seguindo-se o Ave (18,4%), Cávado (11,9%), Alto Minho (8,2%) e Tâmega e Sousa (7,3%), com as NUTS III do interior (Terras de Trás-os-Montes, Alto Tâmega e Douro) a serem responsáveis por 4,1% do total das exportações.

Os dez principais destinos das exportações nortenhas mantiveram-se estáveis ao longo da década, com Espanha a manter-se como principal parceiro comercial (26%), seguida da França (16,3%), Alemanha (12,6%), Estados Unidos (5,9%), Reino Unido (5,6%), Países Baixos (4,3%), Itália (4,2%), Bélgica (2,1%), Suécia (1,4%), e Angola (1,3%).

O estudo conclui que o modelo de crescimento das exportações de bens do Norte, entre 2011-2021, “foi equilibrado e promoveu uma transição económica equitativa, que compatibilizou a dimensão social de salvaguarda de emprego menos qualificado com uma dimensão competitiva capaz de criar emprego qualificado e promover a especialização tecnológica”.

António Orlando

Next Post

Matou rival à facada

Qui Nov 17 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.