Amarante recebe parceiros europeus de projeto ambiental

AMBIENTE. Ao longo de três dias vai falar-se de Turismo, Sustentabilidade e Mobilidade Sustentável

Amarante vai receber os parceiros de Espanha, Itália, Hungria, Grécia, Eslovénia, Chipre e Croácia, entre 28 de novembro e 1 de dezembro, num encontro do projeto “GREENEU: Green transition against COVID19 and climate crisis”.

Na ocasião serão evocados os valores europeus comuns como a sustentabilidade, alterações climáticas, proteção do ambiente, igualdade, participação ativa, inclusão social, não discriminação, democracia e solidariedade.

O encontro será também aproveitado pela autarquia para dar conhecer os projetos Horta Urbana e BeePathNet, e os participantes serão convidados a percorrer o Trilho das Azenhas.

Em 2023 e 2024 acontecem os restantes encontros

  • Em junho, o projecto “YOUNGDEAL: Youth responses to COVID19 by Green Deal” contará com o contributo de grupos de jovens para a criação de uma Declaração Institucional sobre como as comunidades podem contribuir para o Pacto Verde Europeu como resposta à crise do COVID19.
  • Em setembro, Amarante acolhe o evento “LocalEUCharter: EU Charter on Fundamental Rights closer to citizens”, com o objetivo de melhorar a governação local dos municípios europeus participantes
  • Em outubro, vai promover-se uma União Europeia inclusiva no projeto “INCLUDE_EU: Citizenship rights for a Resilient Europe” em que os cidadãos são convidados a conhecer os valores comuns, criando laços de união entre os municípios participantes com vista a combater o euroceticismo.
  • Em janeiro de 2024, a visita a Amarante acontece no âmbito do projeto “EUMUNICIPAL: Euromunicipalism for a Unified Europe” que visa sensibilizar os cidadãos para a importância de se reconectarem com os valores do europeísmo.

Ficamos muito satisfeitos ao ver estes cinco projetos serem aprovados. Através deles vamos, com a colaboração dos nossos técnicos e da comunidade, juventude e associações, promover e sensibilizar para os valores europeus e contribuir para uma melhor compreensão do que nos unifica

Rita Marinho Batista, vereadora com o Pelouro da Juventude.

António Orlando

Next Post

Antibióticos (Parte I): A natureza os deu, a natureza os levará?

Ter Nov 22 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.