Morreu Fernando Gomes, o bibota

ÓBITO. Fernando Gomes, melhor marcador da história do FC Porto e “bibota” de ouro, morreu este sábado, aos 65 anos. O clube está de luto perante a perda de um dos seus maiores ídolos.

O antigo avançado do emblema azul e branco faleceu vítima de doença prolongada (lutava contra um cancro no pâncreas). Recorde-se que, recentemente, já havia estado hospitalizado depois de sofrer um AVC.

“O FC Porto está de luto pela perda de uma das maiores figuras da sua história e endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os admiradores de Fernando Gomes”, escreve o FC Porto no site oficial.

Gomes marcou 355 golos em 452 jogos oficiais pelo FC Porto.

A impressionante eficácia ofensiva de Gomes valeu-lhe inúmeros prémios individuais. Foi seis vezes o melhor marcador da liga portuguesa – em 1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985 –, e em duas sagrou-se mesmo o maior goleador de todos os campeonatos europeus. Recebeu, por isso, a bota de ouro em 1983 e 1985, justificando a alcunha que lhe ficará eternamente associada: Bibota.

No plano coletivo, Fernando Gomes ganhou cinco campeonatos nacionais, três taças e três supertaças, além de uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.

António Orlando

Next Post

Amarante já ilumina o Natal

Seg Nov 28 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.