Programa TâmegaSousa Educa reduz insucesso escolar em mais de 50%

ESCOLA. Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) na região teve um investimento total de 8.268.753,80€ financiados por fundos comunitários no valor de 7.028.440,72€. Salas Educativas do Futuro é medida com grande sucesso. Veja a reportagem do TTV em vídeo:

Ao longo dos últimos cinco anos foram implementadas pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM- TS), através do PIICIE mais de 40 medidas de combate ao insucesso escolar nas áreas da ciência e tecnologia; artes; desporto; psicologia e orientação vocacional; pensamento e cidadania; partilha de boas práticas e experiências.

Os projetos envolveram mais de 50 mil alunos e, sublinha a CIM- TS, atuam como complemento e reforço da política educativa pública nacional e que abrangem os três níveis de escolaridade: educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário.

Uma das ferramentas mais inovadoras do PIICIE foram as salas educativas do futuro, que funcionam como uma espécie de chamariz tecnológico ao estudo. Ao todo foram espalhadas 22 salas do futuro pelos 11 municípios da região, direcionadas para os diversos níveis de ensino.  

A primeira sala do futuro da região foi instalada no Centro Escolar de Resende, onde, atualmente, Maria, de 9 anos, aluna do 4º ano do Ensino Básico, é “líder digital”. Expressões como cyberbullying, phishing ou sheriting  que escondem perigos da navegação na internet, fazem parte do léxico desta estudante na interação com os colegas.

 A Maria é uma das 316 crianças do CE de Resende que ‘aprendem a aprender’ num método de estudo mais cativante que leva os alunos a olhar para a escola com outros olhos.

———-CAIXA————

Salas Educativas do Futuro

  • As salas foram dotadas com ecrãs interativos, impressora 3D, mesa interativa, tablets e com equipamento de iniciação ao ramo educacional e tecnológico da robótica.
  • Os modernos espaços de aprendizagem estão, também, equipados com quadros interativos, carros de carregamentos para dispositivos eletrónicos, câmara de filmar, e ecrãs de visualização de conteúdos multimédia. O mobiliário também específico, mais atrativo para os alunos, inclui sofás e pufes, além de mesas e cadeiras com design e cores diferentes do tradicional.
  • O investimento contemplou, por outro lado, “a capacitação de professores, através da realização de ações de formação e workshops”.

Vozes

António Marques, Diretor Agrupamento de Escolas de Resende:

“O que se pretende agora é alargar a experiência da Sala do Futuro às outras escolas do concelho: Não tenho dúvida que a câmara colocará transporte para os alunos e contratará alguém capacitado para ajudar os professores.”

Leonor, 9 anos, Aluna:

“Acho muito fixe. Costumamos fazer projetos. Agora estávamos a fazer um projeto sobre a água. A água é muito saudável, precisamos dela para sobreviver. Prefiro estas aulas porque tem computadores.”

António Orlando

Next Post

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Sáb Dez 3 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.