Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

EFEMÉRIDE. Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado através da Resolução 47/3, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 1992. Marcelo poderá estar este sábado em Celorico de Basto a evocar a data.

Ex-Presidente da Câmara de Celorico, Joaquim Mota e Silva anunciou a presença de Marcelo, este sábado, em iniciativa da Associação de Solidariedade Social de Basto

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado este sábado, a 3 de dezembro. O seu objetivo é promover os direitos e bem estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.

Um pouco por todo o país há celebrações da data.

Em Celorico de Basto, por exemplo, a Associação de Solidariedade Social de Basto, presidida por Joaquim Mota e Silva, ex-Edil, vai celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no Cine Teatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses. O antigo presidente da Câmara na sua pagina pessoal de facebook revela, que contaremos com a presença do nosso ilustre Presidente da República Professor Marcelo Rebelo de Sousa”.

A Associação Portuguesa dos Deficientes (APD) já veio a terreiro considerar que em Portugal o foco da resolução das problemáticas na área da deficiência “não está refletido no Orçamento de Estado para 2023, recentemente aprovado, é uma desilusão”, pode ler-se em comunicado.

O Orçamento de Estado para 2023 não responde à necessidade urgente de salvaguarda dos direitos legítimos e legais das pessoas com deficiência, indispensáveis para se melhorar as suas condições de vida: mantem incógnita a verba disponível para o sistema de atribuição de produtos de apoio; não prevê o aumento da componente base da Prestação Social para a Inclusão, ignorando o efeito devastador do atual contexto de inflação sobre uma população já muito social e economicamente debilitada pelo abandono a que foi votada durante a pandemia do COVID19; ignora a urgência de se reforçar o apoio ao funcionamento das Organizações que representam e defendem os direitos das pessoas com deficiência; também, não se vislumbra neste Orçamento o reforço dos meios necessários para o eficaz funcionamento da Escola Inclusiva, o desenvolvimento do desporto adaptado, a resolução do atraso na atribuição dos Atestados de Incapacidade, a disponibilização atempada de cuidados de saúde para a reabilitação de pessoas com deficiência, incluindo na área de saúde mental.

Excerto do comunicado da APD

Para a APD “nesta data”, não se pode esquecer que é obrigação do Estado português garantir a acessibilidade e mobilidade das pessoas com deficiência. ” A obrigação continua por cumprir, em flagrante desrespeito pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, garante. A regulamentação da antecipação da idade da reforma para pessoas com deficiência continua adiada ‘sine die’, mantendo a APD “a firme convicção de que só será uma medida justa quando abarcar as pessoas a partir de 60% de incapacidade”, conclui.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência´22 visa também sensibilizar para o cumprimento da ‘Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência’ e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que concerne aos objetivos que, direta ou indiretamente, se relacionam com esta causa.

Para o ano de 2022 foi decidido o tema: ‘Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e equitativo’.

António Orlando

Next Post

<strong>Resende celebra o Natal com diversas iniciativas</strong>

Sáb Dez 3 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.