Morreu Mota e Costa, maestro e músico amarantino

OBITUÁRIO. Manuel do Carmo da Mota e Costa, conhecido como ‘Maestro Mota e Costa’, faleceu aos 84 anos

O corpo de Mota e Costa encontra-se em câmara ardente, no Mosteiro de Gondar, ao lado da sua residência no concelho de Amarante.

O funeral realiza-se na sexta-feira, 9 de dezembro, pelas 16 horas, da Igreja de Gondar, para o cemitério local.

Mota e Costa nasceu a 28 de Novembro de 1939 na freguesia de Gondar, onde ainda tinha a sua residência. Cresceu no meio da música e por influência familiar, esse foi o caminho que viria a seguir. A sua ida para a cidade do Porto, muito jovem, permitiu-lhe conhecer músicos de grande dimensão. Não tardou em integrar-se em grupos de baile famosos na época. De volta à sua terra, Mota e Costa formou a mítica Festada do Tâmega, grupo de raízes populares que, durante mais de uma década, percorreu todo o país e estrangeiro, mostrando genuína música tradicional portuguesa.

A Mota e Costa se deve o sucesso, porventura irrepetível, do Festival da Canção do Tâmega, à data, um certame de topo no panorama musical português.

Dirigiu a Orquestra Colúmbia, para além de se fazer ouvir a solo ou acompanhado em diversos eventos.

Como professor de acordeão lecionou em Felgueiras, Fafe, Trofa e Porto.

António Orlando

Next Post

Morreu Fernando Pádua, o coração do 'Pai do Coração' falhou aos 95 anos

Qui Dez 8 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.