ENSINO. Projeto tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. Agrupamento de Escolas Vale do Ovil na equipa AFP
O Agrupamento de Escolas Vale do Ovil e a Associação de Futebol do Porto (AF Porto) e assinaram um acordo que liga as duas instituições e que colocou mais de 250 meninos e meninas a jogar à bola com as cores da bandeira da AFP no âmbito do projeto ABC na bola.
É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas se tinha chegado à frente e articulado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.
Nuno Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil admitiu que desde o primeiro momento se mostrou disponível a abraçar este projeto. “Vimos nele uma forma dos concelhos do interior do distrito sentirem que têm as mesmas oportunidades. Os pais receberam bem esta iniciativa e praticamente mandataram-nos para dinamizar atividades desta natureza, que deixam todos felizes. Tenho a certeza que irá marcar a sua formação”, disse.
No que respeita à Câmara Municipal de Baião, este presente na atividade o Vice-Presidente Filipe Fonseca, que frisou que a Câmara Municipal será sempre um parceiro neste e noutros projetos: “É uma atividade direcionada à população e às crianças e a Câmara tem que se juntar e garantir que além do lançamento, estes projetos têm continuidade. É sem dúvida uma mais valia para nós, que tentamos promover a pratica desportiva em todas as modalidades. Os miúdos estão na escola e esta é a vantagem deste projeto, porque vem ter com os miúdos.” concluiu
Para o presidente da AF Porto, José Neves, este projeto é mesmo para continuar noutros concelhos do distrito.
“Já chegamos a Baião e vamos continuar. Estamos no concelho mais interior do distrito e queremos trazer o futebol e o futsal. Queremos mais mulheres no futebol, árbitras e dirigentes e queremos que nos distritos do interior, que têm menos visibilidade, as crianças possam ter as mesmas oportunidades. Lembro que muitas são os exemplos de grandes jogadores que saíram de concelhos do interior e nós sabemos que temos que dar-lhes as mesmas oportunidades. Depois, o desporto também significa mais e melhor saúde”, disse José Manuel Neves.