Baião participou em conferência mundial sobre turismo sustentável

AMBIENTE. “Oportunidade para dar a conhecer as boas práticas que Baião tem vindo a implementar e tomar contacto com experiências e bons exemplos de outros territórios que o concelho e a região poderão replicar”

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, participou na conferência mundial do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), entidade que reconhece os destinos turísticos sustentáveis, que decorreu em Sevilha (Espanha).

A conferência, em que participaram 350 delegados provenientes de 61 países de todos os continentes, constou de dezasseis painéis e três workshops, dinamizados por referências mundiais na área. Temas como os impactos dos incêndios na atividade turística, viagens sustentáveis, a incorporação da sustentabilidade nos alojamentos ou tendências mundiais do turismo, estiveram em debate.

Na componente de networking, os representantes do Município de Baião, Paulo Pereira, Presidente da Câmara e o seu adjunto, Rui Mendes, partilharam as práticas implementadas ao nível do turismo sustentável e deram a conhecer alguns dos ativos estratégicos, nomeadamente ao nível do turismo de natureza e aventura ou o Mosteiro de Ancede Centro Cultural (MACC Baião). Ao mesmo tempo, foram recolhidos exemplos de experiências em outros territórios como o Belize (referência mundial no ecoturismo), a Noruega (que iniciou recentemente um processo de certificação a nível nacional) ou Singapura (que está a proceder à certificação dos seus agentes), além de empresas/instituições de referência nas áreas do turismo de natureza, turismo sustentável e turismo regenerativo.

Este evento é considerado a principal referência para os territórios e agentes turísticos recolherem boas práticas e formarem redes colaborativas que permitam o estabelecimento de parcerias e a adoção de estratégias comuns para a consolidação do turismo sustentável. As mais recentes tendências mundiais neste domínio sinalizam os caminhos do desenvolvimento dos territórios. Um desenvolvimento sustentável e que contribua para a melhoria constante da qualidade de vida dos baionenses é o objetivo que perseguimos.

Paulo Pereira, Presidente da Câmara de Baião

Recorde-se que Baião foi o primeiro município português a obter a certificação como Destino Turístico Sustentável, num processo iniciado em 2018, tendo recebido o reconhecimento Bronze em 2019 e os níveis prata desde 2021.

António Orlando

Next Post

"Operação Natal e Ano Novo 2022" já está em curso

Seg Dez 19 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.