PARENTALIDADE. Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Celorico de Basto aprovou uma proposta da autarquia para a criação de 42 vagas novas de creche na vila de Gandarela e 36 vagas na freguesia do Rego.

A proposta que teve parecer favorável dos elementos do CLAS que aprovou também o alargamento e ampliamento das infraestruturas existentes para novas vagas de creche.
Na reunião que decorreu, recentemente, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, foram ainda emitidos pareceres favoráveis às candidaturas para a requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais no âmbito do PRR.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Domingos Teixeira, presidiu esta reunião de CLAS e apontou que “a criação destas vagas é o reflexo de que o concelho tem vindo a fazer o seu trabalho no que diz respeito ao apoio à parentalidade e ao apoio às famílias. Estamos atentos aos sinais e percebemos que estas respostas são fundamentais e cruciais para ajudar as famílias e ao mesmo tempo contribuem muito positivamente para o desenvolvimento integral das nossas crianças”.
Na sequência dos pareceres anteriores foi solicitado e dado parecer favorável à Associação de Solidariedade Social de Basto para a criação de 20 vagas da resposta social CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e ao Grupo Cultural e Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela para a criação de 100 vagas para a resposta social CAFAP (Centro De apoio Familiar e Aconselhamento Parental).