Eletrificação da Linha do Douro. Associação espera que novo ministro “resolva atrasos”

TERRITÓRIO. Associação Vale D’ Ouro vê com apreensão a mudança no Ministério das Infraestruturas e espera que João Galamba dê continuidade aos projetos de eletrificação da Linha do Douro.

Com atrasos está já a intervenção entre o Marco de Canaveses e a Régua, situação que a associação espera ver resolvida.

“Já devia estar em obra”, garante o presidente da Associação Vale de Ouro. O início da eletrificação da Linha do Douro, entre o Marco e a Régua, foi anunciado para o início de outubro de 2022 pelo Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal mas “o concurso ainda nem sequer foi lançado “. O projeto fazia parte do leque de investimentos do PT 2020 mas já transitou para o PT 2030 devido aos atrasos. “O senhor Primeiro-Ministro anunciou o ministro João Galamba como sendo alguém que a nível executivo é muito forte, que resolve problemas. Resta-nos esperar que ele venha com essa vontade de resolver esses problemas, de mitigar esses atrasos de maneira a que o país não perca fundos comunitários, porque isso pode acontecer”, garante Luís Almeida.

Quanto à saída de Pedro Nuno Santos, o presidente da associação faz um balanço positivo. “Naquilo que era a ferrovia, ele foi sempre uma espécie de locomotiva de uma revolução ferroviária que estava em curso no país. É certo que ele tinha alguns vagões muito pesados a seu cargo, alguns deles andavam descarrilados, mas não podemos deixar de notar que houve algum trabalho positivo”.

Relativamente ao futuro, Luís Almeida aponta caminhos para o futuro. “Infelizmente o ex-ministro Pedro Nuno Santos não conseguiu fazer a alteração do modelo da IP, que foi algo a que se propôs no início do seu cargo. Aquilo que podemos esperar é que o novo ministro possa dar continuidade a estes dossiês, de alguma forma também resolver os atrasos nas várias obras, sobretudo na linha do Douro”.

António Orlando

Next Post

 <strong>Seminários temáticos debatem diferentes dimensões da Aboboreira</strong>

Qui Jan 5 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.