Presidente da CIM Tâmega e Sousa visitou o Comando Sub-Regional da Proteção Civil em Baião

SOCORRO. O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, acompanhou a visita do Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), Pedro Machado, ao Comando Sub-Regional da Proteção Civil para o Tâmega e Sousa, sediado na Casa de Chavães.

Os responsáveis pela estrutura regional sublinharam a funcionalidade e capacidade de expansão que o edifício permite e explicaram a distribuição dos serviços, com destaque para a sala de operações, em pleno funcionamento.

O comandante sub-regional, Sérgio Ramos, sublinhou que “a área de atuação própria dos corpos de bombeiros não foi alterada, sendo que a mudança se verifica no que diz respeito ao balanceamento de forças, que é agora adaptado à nova realidade, estando dependente da nova estrutura”.

O presidente da CIM-TS, Pedro Machado, elogiou as instalações do novo comando e o novo modelo sub-regional de Proteção Civil considerando “uma nova dinâmica que representa uma forma de reforçar a identidade da própria CIM-TS”.

O Presidente da Câmara, Paulo Pereira, deu nota do interesse que, “desde a primeira hora, o Município demonstrou interesse em acolher esta estrutura em Baião, para o qual disponibilizou um edifício de referência, como é a Casa de Chavães”, destacando ainda a centralidade que a nova estrutura representa para o concelho.

Na visita participaram também o Vice-Presidente da Câmara de Baião e responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Filipe Fonseca, o primeiro secretário da CIM-TS, Telmo Pinto, o comandante e segundo comandante regionais, Carlos Alves e Armando Silva, bem como o segundo-comandante sub-regional da proteção civil da região do Tâmega e Sousa, Orlando Rodrigues.

Este novo modelo sub-regional de Proteção Civil, em vigor desde o início de 2023, põe termo aos 18 comandos distritais de operações de socorro (CDOS), criando 24 comandos sub-regionais, implementado um comando sub-regional no território correspondente a cada uma das comunidades intermunicipais (CIM).

Segundo o despacho que estabelece as condições de funcionamento destas novas estruturas de emergência e proteção civil, o Comando Regional do Norte abrange os comandos sub-regionais do Alto Minho; do Alto Tâmega e Barroso; da Área Metropolitana do Porto; do Ave; do Cávado; do Douro; do Tâmega e Sousa; e das Terras de Trás-os-Montes.

António Orlando

Next Post

Universidade Sénior de Amarante canta as Janeiras aos idosos isolados do concelho

Seg Jan 16 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.