Baião. Ministro da Cultura inaugurou Biblioteca Municipal António Mota

CULTURA. Biblioteca Municipal António Mota está aberta de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, podendo vir a assumir outro horário de funcionamento, em função da procura e da realização de iniciativas específicas.

O Ministro da Cultura Pedro Adão e Silva presidiu à inauguração da Biblioteca Municipal António Mota, no dia 14 de janeiro. A cerimónia ficou também marcada pelo reconhecimento da obra de António Mota, escritor baionense como “um dos maiores da literatura infantojuvenil que agora dá nome a este espaço de conhecimento e saber”.

O investimento na Biblioteca Municipal António Mota a ronda os 1,2 milhões de euros e é uma forma que o autarca local, Paulo Pereira, definiu como a evolução do município em termos de equipamentos culturais que “dão forma à visão que temos em encarar a cultura e o património cultural como ativo do desenvolvimento e como símbolo do bem-estar daqueles que aqui residem”.

O novo equipamento resulta da reabilitação integral do edifício da antiga escola primária e na construção de um novo volume com três pisos, compreendendo uma área total de 1,065 metros quadrados.

A entrada principal, pela avenida 25 de Abril, mantém o traçado do antigo edifício escolar e dá acesso a um balcão de atendimento, sala de formação, cafetaria e instalações sanitárias, num piso complementado com terraço e acesso aos pisos inferior e superior, quer por escadas, quer por elevador, tendo uma rampa lateral para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

No piso inferior existe uma secção infantil e a área de animação para atividades diversas, assim como espaços de serviços internos (sala de receção, manutenção e depósito de documentos, área de trabalho, sala de informática, vestiários e arrumos).

No piso superior encontra-se a secção com livros para adultos e espaços de trabalho, arquivo e arrecadação.

A Biblioteca Municipal António Mota acolherá leitores ávidos e curiosos, terá um projeto que visa formar cidadãos e sensibilizar para as coisas nobres e belas da vida, será um espaço onde várias gerações se podem cruzar.

Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião

Nunca, nunca imaginei que a Biblioteca Municipal tivesse o meu nome. É uma grande honra. Eu semeio palavras e gosto de tricotar com palavras. Os que não leem livros, são os desafortunados que nunca tiveram a oportunidade de provar os sabores do sonho, da sabedoria e da vida. Estarei disponível para participar em iniciativas que venham a fazer parte da programação da nossa biblioteca.

António Mota, escritor

Estes equipamentos representam uma âncora para as comunidades e o papel do livro o estímulo à criatividade como porta de acesso ao conhecimento sobre o mundo. O livro é a pedra a partir da qual se ergue o edifício da Cultura. Facilmente ficava aqui à procura de livros para ler. Gosto muito de livros e, naturalmente, gosto muito de bibliotecas. É um espaço onde me sinto sempre bem e com vontade de ficar. É importante termos bibliotecas públicas, é fundamental que promovam itinerância e que levem os livros a casa das pessoas, que criem outras formas de acesso aos livros.

Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura

CERIMÓNIA

  • A inauguração contou também com a presença, a título pessoal, do Ministro da Administração Interna, o baionense, José Luis Carneiro, estiveram ainda presentes, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, o presidente do Conselho Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Pedro Machado (que é, também, presidente da Câmara de Lousada), o vice-presidente da Câmara, Filipe Fonseca, a vereadora da Cultura, Anabela Cardoso, entre outros vereadores, autarcas de municípios vizinhos, presidentes de junta de freguesia, ex-autarcas de câmara e assembleia municipais, membros da Assembleia Municipal, dirigentes associativos, responsáveis de instituições locais e regionais, entre outras personalidades.

António Orlando

Next Post

SAB’Arte destaque personalidades amarantinas de janeiro a março

Qua Jan 18 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.