TRADIÇÃO. Trata-se de um encontro anual de uma das mais enraizadas manifestações da cultura tradicional que promove e estimula a participação da comunidade e do associativismo local no desenvolvimento sociocultural do Município, garante a autarquia.
Dezenas de grupos vindos de todo o concelho, em representação das coletividades culturais e desportivas de Baião, no dia 28 de janeiro, às 21.30 horas, vão reunir-se no Mosteiro de Santo André de Ancede para participarem na 21.ª edição do Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras.
O Encontro de Cantadores de Janeiras de Baião é uma organização da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, que, todos os anos, renova a tradição do Cantar das Janeiras, como forma de preservar e promover o valioso património imaterial e etnográfico do concelho e da região.
“É um dos melhores exemplos da aposta nas tradições, na cultura, na concretização de eventos que envolvem os grupos locais, a comunidade, no sentido da promoção do convívio, da partilha e do bem-estar da nossa população”, assegura a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Anabela Cardoso, sublinhando a “forte adesão dos baionenses” que se tem verificado todos os anos.
O evento é realizado numa tenda contígua ao Mosteiro de Santo André de Ancede com capacidade para acolher os participantes, miúdos e graúdos, munidos de instrumentos tradicionais, assim como os muitos espectadores que, habitualmente assistem e também participam numa noite de elevação genuína de cultura e tradição.