Amarante. Horta Urbana de Amarante com nova fase de candidaturas

AGRICULTAR. A Horta Urbana de Amarante pretende promover práticas sustentáveis de cultivo e consumo responsável, fomentar a utilização da compostagem e sensibilizar para as questões da redução do desperdício.

A Horta Urbana de Amarante, projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020/2021, tem 11 talhões disponíveis na zona do Tarrafal – Telões, num total de 19 parcelas de 30m2, para cultivo agrícola pela comunidade.

Os interessados podem candidatar-se até 5 de fevereiro, na página oficial do Município onde também podem consultar as normas de utilização. Os serviços da Juventude (juventude@cm-amarante.pt e/ou 255 420 233) estão disponíveis para ajudar a formular as candidaturas

Da autoria de Catarina Cunha, Manuel Pinto, Samuel Pereira e Sérgio Jesus, o projeto da Horta Urbana de Amarante arrancou em setembro de 2022, com a ajuda de um grupo de 36 participantes da Casa da Juventude, de várias nacionalidades, que estavam em Amarante ao abrigo do intercâmbio “Urban Garden: community gardens and composting!”.

Posteriormente, os candidatos a quem forem atribuídos talhões vão frequentar o workshop “Agricultura Familiar Sustentável: Hortas orgânicas em Permacultura”, no dia 4 de março, onde serão transmitidos os valores ecológicos fundamentais de boas práticas agrícolas orgânicas, sem adubos químicos, sem pesticidas e sem herbicidas.

Os participantes terão oportunidade de aprender a construir uma horta orgânica familiar seguindo a ética e os princípios da Permacultura – uma ciência de âmbito social e ambiental que alia o conhecimento científico com o conhecimento tradicional e popular assegurando, dessa forma, a permanência do ser humano como espécie no planeta Terra.

António Orlando

Next Post

MCMarco apoia 18 pilotos federados nas competições de Enduro

Qui Jan 19 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.