Cercimarante dinamiza Ciclo de Conversas

Esta primeira sessão teve como tema central a “Sexualidade” e foi ministrada pelo psicólogo e coordenador do Centro de Recursos para a Inclusão, Jorge Pereira.

A Escola Secundária/3 de Amarante, acolheu no dia 17 de janeiro, a primeira sessão do Ciclo de Conversas intitulado “À descoberta de interesses na construção de caminhos”, projeto desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Cercimarante, que tem como destinatários os alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão.

“Este Ciclo de Conversas tem como objetivo a exploração de temas de interesse selecionados, em conjunto, pelos alunos, num ambiente que se pretende informal e de partilha de ideias, em que qualquer relação de poder é esbatida pela primazia da escuta ativa da voz e dos silêncios de todos. Contudo, e excecionalmente, este primeiro tema – Sexualidade, foi definido pelo CRI, dada a necessidade observada e sentida pelas técnicas e que também foi partilhada pelos Professores de alguns jovens”.

Jorge Pereira, psicólogo e coordenador do Centro de Recursos para a Inclusão da Cercimarante

Para além deste objetivo geral, com o Ciclo de Conversas, o CRI da Cercimarante pretende, “contribuir para que os alunos desenvolvam, entre outras, a capacidade de identificar áreas de interesse; de trabalho colaborativo e de reflexão conjunta; de adequar comportamentos em contextos de cooperação e partilha; de aceitar diferentes pontos de vista; de tomada de decisão e de debate democrático, essenciais ao seu processo de inclusão presente e futuro, e elencadas no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Este Ciclo de Conversas tem a segunda sessão agendada para o dia 28 de fevereiro.

António Orlando

Next Post

Amarante. Mais de três centenas vão cantar as janeiras

Qui Jan 19 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.