Esta primeira sessão teve como tema central a “Sexualidade” e foi ministrada pelo psicólogo e coordenador do Centro de Recursos para a Inclusão, Jorge Pereira.
A Escola Secundária/3 de Amarante, acolheu no dia 17 de janeiro, a primeira sessão do Ciclo de Conversas intitulado “À descoberta de interesses na construção de caminhos”, projeto desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Cercimarante, que tem como destinatários os alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão.

“Este Ciclo de Conversas tem como objetivo a exploração de temas de interesse selecionados, em conjunto, pelos alunos, num ambiente que se pretende informal e de partilha de ideias, em que qualquer relação de poder é esbatida pela primazia da escuta ativa da voz e dos silêncios de todos. Contudo, e excecionalmente, este primeiro tema – Sexualidade, foi definido pelo CRI, dada a necessidade observada e sentida pelas técnicas e que também foi partilhada pelos Professores de alguns jovens”.
Jorge Pereira, psicólogo e coordenador do Centro de Recursos para a Inclusão da Cercimarante
Para além deste objetivo geral, com o Ciclo de Conversas, o CRI da Cercimarante pretende, “contribuir para que os alunos desenvolvam, entre outras, a capacidade de identificar áreas de interesse; de trabalho colaborativo e de reflexão conjunta; de adequar comportamentos em contextos de cooperação e partilha; de aceitar diferentes pontos de vista; de tomada de decisão e de debate democrático, essenciais ao seu processo de inclusão presente e futuro, e elencadas no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Este Ciclo de Conversas tem a segunda sessão agendada para o dia 28 de fevereiro.