MARCO. Desativação das fontes luminosas incluída nas medidas de poupança de energia e água

SUSTENTABILIDADE. Objetivo é garantir o uso de recursos mais sustentável e dar cumprimento às orientações da Comissão Europeia para redução dos consumos de energia em 15%, face à atual crise de fornecimento de gás”, justifica a Câmara. 

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses elaborou um plano de poupança de energia e  consumo de água, um documento que estabelece um conjunto de mais de 30 medidas.

As medidas incluídas no plano são, por exemplo, o ajuste do horário da iluminação de edifícios e equipamentos públicos e monumentos, a regulação da temperatura da água e climatização das piscinas, assim como a regulação do caudal das torneiras e chuveiros dos complexos desportivos e edifícios municipais. Outras medidas já implementadas são a diminuição dos ciclos de rega dos jardins públicos e a rega apenas em período noturno, a diminuição do volume de água na lavagem de pavimentos e a desativação de fontes luminosas, que recentemente foram alvo de obras de reativação. 

Para além destas, o plano contém um conjunto de ações que implicam investimentos e prazos de execução mais alargados e que são para implementar ao longo do ano 2023, onde se incluem, entre outras:

  • a substituição da iluminação pública por tecnologia LED, que passará a ser totalmente nesta tecnologia ainda este ano;
  • a substituição gradual da iluminação em todos os edifícios escolares (Jardins de Infância, EB1 e EB 2,3) e complexos desportivos;
  • a instalação e regulação de sistemas de climatização mais eficientes;
  • a priorização de materiais que garantam maior eficiência energética nos projetos de arquitetura e especialidades. 

Já colocamos em vigor algumas medidas preventivas durante o ano de 2022, mas para este ano apresentamos um plano transversal que reforça a poupança e a eficiência nos consumos de energia e água. O plano contém medidas provisórias para fazer face à atual crise energética, mas também medidas estruturais e definitivas que garantem ao Município uma atuação cada vez mais sustentável no futuro

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses

O Município garante que vai também “promover formação e capacitação dos funcionários no sentido de promover a utilização mais eficiente dos recursos e equipamentos”. 

Saber Mais:

Plano de Poupança de Energia de Câmara Municipal do Marco de Canaveses

António Orlando

Next Post

Baião. Requalificação da E.N. 304-3 deve arrancar até ao verão

Sáb Jan 21 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.