POLÍTICA. Eleição decorreu neste domingo. A IL é a quarta força política do país, contando com oito deputados no Parlamento. Esta foi a primeira vez desde a fundação, no final de 2017, que o partido teve mais do que uma candidatura à liderança.

Rui Rocha, da lista L, é o novo presidente da Iniciativa Liberal (IL), com 51,7% dos votos, contra os 44% de Carla Castro e os 4,3% de José Cardoso. O deputado eleito por Braga torna-se assim o quarto líder em menos de seis anos de História do partido, sucedendo a João Cotrim Figueiredo.
No discurso de vitória das eleições internas da IL, Rui Rocha garantiu que o partido “assume as suas responsabilidades” e vai “liderar a oposição” como considera que tem feito até aqui, dando o exemplo da posição em relação à TAP, do posicionamento sobre “os abusos da pandemia” e do foco no crescimento económico.

“O Governo pode agarrar-se ao poder, mas o Governo do PS está completamente esgotado, está politicamente morto e fomos nós que o declarámos com a moção de censura”, afirmou.
O novo presidente reiterou o objetivo da campanha de alcançar 15% caso as eleições legislativas aconteçam quando planeado, assegurando que o partido se compromete a “acabar com o bipartidarismo” que é “nefasto para Portugal”.