FESTA. Presidente dos Bombeiros do Marco anunciou aos presentes que a instituição que dirige não tem dívidas. Está tudo pago, garantiu João Monteiro Lima

A um ano de celebrar o centenário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses (AHBVMC) celebrou neste domingo, 22 de janeiro, o 99º aniversário com o batismo do veículo ligeiro de combate a incêndios rurais que instituição havia ganho na iniciativa Quartel Electrão e distribuídos Equipamentos de Proteção Individual.
Recorde-se os Bombeiros do Marco ganharam a viatura por terem recolhido mais de 160 toneladas de material para reciclagem, a maior quantidade recolhida num único ano no âmbito da iniciativa promovida pela parceria da Liga dos Bombeiros Portugueses com a Associação de Gestão de Resíduos Electrão. A população marcuense que forneceu os “monstros” e os bombeiros que os recolheram são os padrinhos da viatura.

No aniversário da corporação marcuense foram ainda entregues as tradicionais condecorações honoríficas a vários voluntários, pelos cinco, 10, 15, 20 e 25 anos de serviço à causa e entregues os diplomas à Equipa B do BV Marco, pela representação de Portugal nos Campeonatos Internacionais de Manobras, na Eslovénia. Cerca de 60 bombeiros receberam ainda os Equipamentos de Proteção Individual urbanos e também os capacetes.
Na sessão solene, realizada no quartel da corporação, o presidente da AHBVMC, João Monteiro Lima, revelou que “no dia em que comemoramos o 99º aniversário e arrancamos para os 100, esta associação nada deve, nem aos bombeiros, nem aos fornecedores, nem à banca. Não estamos a nadar em dinheiro, mas foi uma gestão cautelosa”, garantiu o dirigente já a preparar o caminho para a sua reeleição.
Além das contas saldadas, os Bombeiros do Marco passaram, recentemente, a contar com uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) que permite “ter pessoas dedicadas à emergência, capazes e com mais qualificação para socorrer pessoas e bens. É uma mais valia ter esta terceira equipa, porque vamos passar de cinco para sete dias da semana, das 07 horas até às 21 horas”, explica Sérgio Silva, comandante da corporação.