Bombeiros do Marco batizaram conquista do Quartel Electrão no 99º Aniversário

FESTA. Presidente dos Bombeiros do Marco anunciou aos presentes que a instituição que dirige não tem dívidas. Está tudo pago, garantiu João Monteiro Lima

A um ano de celebrar o centenário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses (AHBVMC) celebrou neste domingo, 22 de janeiro, o 99º aniversário com o batismo do veículo ligeiro de combate a incêndios rurais que instituição havia ganho na iniciativa Quartel Electrão e distribuídos Equipamentos de Proteção Individual.

Recorde-se os Bombeiros do Marco ganharam a viatura por terem recolhido mais de 160 toneladas de material para reciclagem, a maior quantidade recolhida num único ano no âmbito da iniciativa promovida pela parceria da Liga dos Bombeiros Portugueses com a Associação de Gestão de Resíduos Electrão. A população marcuense que forneceu os “monstros” e os bombeiros que os recolheram são os padrinhos da viatura.  

No aniversário da corporação marcuense foram ainda entregues as tradicionais condecorações honoríficas a vários voluntários, pelos cinco, 10, 15, 20 e 25 anos de serviço à causa e entregues os diplomas à Equipa B do BV Marco, pela representação de Portugal nos Campeonatos Internacionais de Manobras, na Eslovénia. Cerca de 60 bombeiros receberam ainda os Equipamentos de Proteção Individual urbanos e também os capacetes.

Na sessão solene, realizada no quartel da corporação, o presidente da AHBVMC, João Monteiro Lima, revelou que “no dia em que comemoramos o 99º aniversário e arrancamos para os 100, esta associação nada deve, nem aos bombeiros, nem aos fornecedores, nem à banca. Não estamos a nadar em dinheiro, mas foi uma gestão cautelosa”, garantiu o dirigente já a preparar o caminho para a sua reeleição.

Além das contas saldadas, os Bombeiros do Marco passaram, recentemente, a contar com uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP)  que permite “ter pessoas dedicadas à emergência, capazes e com mais qualificação para socorrer pessoas e bens. É uma mais valia ter esta terceira equipa, porque vamos passar de cinco para sete dias da semana, das 07 horas até às 21 horas”, explica Sérgio Silva, comandante da corporação.

António Orlando

Next Post

Amarante – Apreensão de máquina de jogo ilegal

Seg Jan 23 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.