Celorico quer laboratório de Camélias para criar maior coleção de camélias da Europa

INICIATIVA. O Centro de Ciência Viva para “desenvolver uma “quinta de ciência viva de Camélias”, foi outro dos projetos realçados pela autarquia na cerimónia de apresentação da Festa Internacional das Camélias que se realiza em Celorico de Basto, no terceiro fim-de-semana de março, mas com atividades agendadas para todo o mês.

O tema das atividades desenvolvidas para 2023 “são obviamente, as camélias, mas centrar-nos-emos na sustentabilidade, teremos um mês de eventos sustentáveis, com a comunidade imbuída e ciente desta responsabilidade social”.

O autarca diz que o Município tem uma série de projetos em mãos e está a alinhar juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

A criação de um laboratório de Camélias em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa para criar a maior coleção de camélias da Europa é um projeto do município celoricense que resulta de um protocolo já estabelecido com a UTAD, com a Cooperativa árvore que “visa a localização e catalogação das camélias existentes assim como aprender a reproduzir a planta e os vários cultivares existentes, e quem sabe, ser o grande exportador para Portugal e na Europa. Queremos que Celorico de Basto agarre com ímpeto a camélia também para a inspiração artística, que crie dinamismo e atratividade e que transforme este concelho num destino de eleição turística ao longo do ano”, explica José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Em avançado estado está, segundo o autarca, o processo com o Centro de Ciência Viva para “desenvolver” uma “quinta de ciência viva de Camélias”. “Um projeto que nos parece completamente integrado naquilo que temos por objetivo ver concretizado. Intervenções e projetos que carecem de apoio de fundos comunitários e que envolverão, certamente, um investimento superior a 1 milhão de euros ”. 

Festa Internacional das Camélias

A Festa Internacional das Camélias está agendada para os dias 17, 18 e 19 de março, com visitas aos jardins durante todos os fins-de-semana. Todo o mês terá atividades culturais e desportivas, a programação completa está agendada para o início da próxima semana.

“Não é uma festa elitista, é uma festa do povo, de toda a comunidade e conta com toda a comunidade para transformar Celorico de Basto num verdadeiro jardim de Camélias.

Todos os fins-de-semana haverá atividades culturais mas também desportivas “nas quais pretendemos envolver as famílias e atraí-las a participar nas múltiplas ações. Faremos também a inauguração das obras de reabilitação da Estação de Mondim, também ela engalanada com camélias, infraestrutura que integram e complementa um projeto estruturante para o turismo em Celorico de Basto, ecopista”.

Em ano de celebração da idade adulta desta Festa, existem atividades que marcam a iniciativa como a Exposição-Concurso de Camélias, e o desfile de camélias com a envolvência de toda a comunidade escolar. “Será também realizada a eleição da rainha e princesas das camélias, uma ação que envolve as costureiras, designers de moda e estilistas e que atrai muita gente a Celorico de Basto para ver as criações apresentadas, no im-de-semana anterior à Festa Internacional das Camélias”, explica a vereadora da Cultura, Maria José Marinho. A autarca aferiu que o orçamento para 2023 é semelhante ao gasto em anos transatos, “o nosso foco de ação será na implementação de medidas que fomentem a sustentabilidade com a criação de ações e materiais que possam ser replicados e que salvaguardem o meio ambiente o futuro”.

António Orlando

Next Post

Rota do Românico, em causa própria, faz balanço de atividade nos dois últimos anos

Qui Jan 26 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.