Marco celebra aniversário de Carmen Miranda com lançamento de marca de artesanato

EFEMÉRIDE. A Câmara do Marco de Canaveses prepara-se para evocar o 114.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda “com um programa temático” previsto para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro. 

Do programa destaque para a apresentação de uma nova marca para promover o artesanato do Marco de Canaveses, criada no âmbito de uma parceria entre a autarquia e a Associação dos Artesãos do Marco. A ideia “é certificar o artesanato como produto de origem genuína, reforçando a sua  marca identitária e como um produto diferenciador do concelho”, justifica fonte municipal.

A apresentação da marca está prevista para dia 11, às 15 horas e terá como estrela os chapéus de palha produzidos, originalmente, em Vila Boa de Quires.

“Esta nova marca vai permitir certificar os produtos que cumprem todos os requisitos de qualidade e autenticidade desde a origem e acrescentar valor ao artesanato marcuense. A designação que escolhemos para esta marca, que será revelada na apresentação, simboliza também uma homenagem aos artesãos marcuenses, que com empenho e dedicação souberam preservar esta arte ao longo do tempo”, explica Cristina Vieira. 

ANIVERSÁRIO

Quanto à evocação do aniversário de nascimento de Carmen Miranda está prevista a realização de visitas guiadas ao Museu Carmen Miranda, a apresentação de um mural na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada e a exibição de um filme no Emergente. 

“Temos vindo a desenvolver iniciativas no sentido de eternizar o legado de Cármen Miranda e transmitir às novas gerações quem é a pequena notável que alcançou um patamar que poucos conseguiram. Este programa comemorativo vem no seguimento desse objetivo”, refere Cristina Vieira.

A data de nascimento da “pequena notável” , 9 de fevereiro, inicialmente chegou ser apontada pela autarca como o dia em que iria inaugurar o Museu Carmen Miranda, mas tudo indica que ainda não é desta. “Vamos investir agora mais 220 mil euros para concluir o projeto expositivo permanente, que queremos apresentar este ano”, justifica Cristina Vieira.

A requalificação e ampliação do Museu Carmen Miranda, já concluída, custou cerca de 1,1 milhões de euros.

Carmen Miranda

  • Nasceu na então freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada, no concelho do Marco de Canaveses a 9 de fevereiro de 1909. Deixou Portugal aos 10 meses de idade rumo ao Brasil e entre as décadas de 1930 e 1950, no Brasil e nos Estados Unidos, construiu uma carreira ímpar nas artes do espetáculo.

António Orlando

Next Post

Meia centena de alunos de Cinfães assistida por suspeita de intoxicação alimentar

Qui Fev 2 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.