EFEMÉRIDE. A Câmara do Marco de Canaveses prepara-se para evocar o 114.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda “com um programa temático” previsto para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro.

Do programa destaque para a apresentação de uma nova marca para promover o artesanato do Marco de Canaveses, criada no âmbito de uma parceria entre a autarquia e a Associação dos Artesãos do Marco. A ideia “é certificar o artesanato como produto de origem genuína, reforçando a sua marca identitária e como um produto diferenciador do concelho”, justifica fonte municipal.
A apresentação da marca está prevista para dia 11, às 15 horas e terá como estrela os chapéus de palha produzidos, originalmente, em Vila Boa de Quires.
“Esta nova marca vai permitir certificar os produtos que cumprem todos os requisitos de qualidade e autenticidade desde a origem e acrescentar valor ao artesanato marcuense. A designação que escolhemos para esta marca, que será revelada na apresentação, simboliza também uma homenagem aos artesãos marcuenses, que com empenho e dedicação souberam preservar esta arte ao longo do tempo”, explica Cristina Vieira.
ANIVERSÁRIO

Quanto à evocação do aniversário de nascimento de Carmen Miranda está prevista a realização de visitas guiadas ao Museu Carmen Miranda, a apresentação de um mural na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada e a exibição de um filme no Emergente.
“Temos vindo a desenvolver iniciativas no sentido de eternizar o legado de Cármen Miranda e transmitir às novas gerações quem é a pequena notável que alcançou um patamar que poucos conseguiram. Este programa comemorativo vem no seguimento desse objetivo”, refere Cristina Vieira.
A data de nascimento da “pequena notável” , 9 de fevereiro, inicialmente chegou ser apontada pela autarca como o dia em que iria inaugurar o Museu Carmen Miranda, mas tudo indica que ainda não é desta. “Vamos investir agora mais 220 mil euros para concluir o projeto expositivo permanente, que queremos apresentar este ano”, justifica Cristina Vieira.
A requalificação e ampliação do Museu Carmen Miranda, já concluída, custou cerca de 1,1 milhões de euros.
Carmen Miranda

- Nasceu na então freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada, no concelho do Marco de Canaveses a 9 de fevereiro de 1909. Deixou Portugal aos 10 meses de idade rumo ao Brasil e entre as décadas de 1930 e 1950, no Brasil e nos Estados Unidos, construiu uma carreira ímpar nas artes do espetáculo.