POLÍTICA. Encontro surgiu na sequência das recentes mudanças no governo, tendo sido feito o ponto de situação das obras e solicitada a melhor atenção do governante no acompanhamento destes assuntos.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, em reunião realizada no dia 30 de janeiro com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, “marcou posição sublinhando a importância de um conjunto de obras previstas para o concelho que constituem compromissos do governo com as populações, nomeadamente a ligação da vila de Baião à Ponte da Ermida, a construção da Variante à Estrada Nacional (E.N) 211, entre Quintã, no Marco de Canaveses, e Mesquinhata, e a Eletrificação da Linha Ferroviária do Douro entre Marco de Canaveses e a Régua”. A notícia do encontro é divulgada pela autarquia que, no entanto, não relata qual foi a posição do novo governante face aos assuntos em agenda.
A requalificação da EN304-3 – entre Teixeira e Teixeiró e Santa Marinha do Zêzere, recentemente adjudicada, esteve também em discussão, tendo o Presidente da Câmara reiterado a solicitação para que a Infraestruturas de Portugal pudesse acompanhar, de forma proporcional, o acréscimo do custo da obra em função do aumento generalizado de preços que se vem sentindo no mercado da construção.
Recorde-se que a estimativa orçamental, aquando da assinatura do protocolo (novembro de 2021) era de 1.440.950 euros, contando com 1.260 000,00 euros (valor máximo legal) de comparticipação por parte da Infraestruturas de Portugal (IP), cabendo à Câmara de Baião assumir o valor restante. Entretanto, e depois do lançamento de um primeiro concurso, em agosto de 2022, que não teve concorrentes, a obra foi novamente a concurso e veio a ser adjudicada, em janeiro último, pelo valor de 1.621.863,23 euros.
Os assuntos debatidos com o Secretário de Estado das Infraestruturas são de enorme relevância para Baião e para a região, uma vez que, estando concluídas as empreitadas haverá um ganho substancial na atratividade do território, em face de uma melhoria considerável da mobilidade dentro e fora do concelho. Trata-se de obras estruturantes, algumas delas há muito reclamadas e ansiadas pelas populações e que alinham com os objetivos do Município, articulando-se com outros investimentos em diversas áreas, que temos em curso, no sentido de um desenvolvimento seguro e sustentado, capaz de conduzir a uma melhoria constante da qualidade de vida da nossa população.
Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião