Lixa manifestou-se contra prospeção de Lítio no Seixoso

MANIFESTAÇÃO. Dezenas centenas de pessoas manifestaram-se na cidade da Lixa, contra a prospeção de lítio na zona do Seixoso, devido aos impactos que a mesma irá ter na natureza e economia, segundo os organizadores.

Os vários movimentos presentes na manifestação alertaram para as consequências ambientais devastadoras. A população juntou-se à manifestação com cartazes e contou com a participação do grupo de bombos de Borba de Godim e o presidente da Junta de Freguesia de Agilde. Juntos percorreram as ruas da cidade para demonstrar a vontade popular contra o prospeção se lítio.

Mário Teixeira, do “Movimento Seixoso – Lítio Não”, que organizou o protesto, disse aos jornalistas que se pretende evitar que aquela zona se mantenha como uma possibilidade para a exploração de lítio.
“Estamos aqui na rua e vamos lutar até ao fim, até às últimas consequências”, comentou aos jornalistas.
Para o ativista, não se entende como é que uma região tão industrializada e com tanta população, como o Vale do Sousa, no distrito do Porto, poderá ter “uma exploração mineira com fortes impactes”.
Recordou, ainda, haver receio que várias parcelas de terreno venham a ser expropriadas se for descoberto lítio, prejudicando os seus proprietários.

Além disso, acrescentou, a exploração será “extremamente grave”, tendo em conta os “impactos ambientais gravíssimos” na flora, na fauna e poluição sonora.

O movimento está a recolher assinaturas para uma petição que, prometem os ativistas, será levada à Assembleia da República.

Caso a vontade popular não vá por diante, o movimento promete “recorrer a todas as vias, incluindo os tribunais”.

António Orlando

Next Post

Novo sismo de 6.4 na escala de Richter atinge a Turquia

Seg Fev 20 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.