Agrupamento de Escuteiros de Amarante promoveram travessia na Serra do Marão

NATUREZA. Divididos em quatro grupos, em autonomia, com apoio do mapa e bússula para orientar no destino a seguir avançaram serra acima.

O Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante promoveu a III Travessia do Marão que contou com a participação de 70 pioneiros, acompanhados de 16 dirigentes, provenientes de vários agrupamentos da região. O desafio proposto era fazer, em autonomia, de mochila às costas, a travessia da Serra do Marão.

Destinado à secção de pioneiros, que compreende jovens entre os 14 e os 18 anos, “a aventura da edição deste ano da Travessia do Marão, cujo imaginário proposto nos remetia para os descobrimentos, foi percorrer, ao longo de dois dias, cerca de 36 quilómetros atravessando a Serra do Marão”, explica fonte dos Escuteiros.

Assim, e depois de feito o acolhimento durante o dia de sábado, 18 de fevereiro, no Salão Paroquial de Amarante, os jovens escuteiros, acompanhados dos seus dirigentes, saíram, já noite longa, para o primeiro raide noturno.

Divididos em quatro grupos, em autonomia, com apoio do mapa e bússula para orientar no destino a seguir avançaram serra acima.

Dois grupos saíram do Viveiro das Trutas e seguiram até ao Salão Paroquial de Aboadela e os outros dois partiram da Pousada do Marão e seguiram até à Casa da Bouça, em Canadelo, onde pernoitaram. No dia seguinte, voltaram ao caminho com destino ao centro de Amarante, percorrendo os trilhos da serra e desfrutando das maravilhas de encantadoras paisagens que a serra, na sua deslumbrante imensidão, nos proporciona.

Note-se que na tarde do primeiro dia, antes de sair para a longa travessia do Marão, os jovens pioneiros participaram em vários workshops relacionados com Biodiversidade na Serra do Marão, Proteção Civil e Segurança, Orientação e Saúde.

Na segunda-feira, dia 20 fevereiro, os pioneiros realizaram um jogo de grupo pela cidade de Amarante e à noite participaram no sempre animado fogo de conselho que contou com a presença do presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, e da vereadora da juventude, Rita Baptista.

Participaram nesta atividade, promovida pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante, os agrupamentos de escuteiros da Maia, Santão e Margaride, de Felgueiras, Parada de Todeia – Paredes, Britelo – Celorico de Basto, Silvares – Lousada e Amarante.

Para o chefe do Agrupamento de Escuteiros de Amarante, João Carvalho, esta atividade pretende ser um desafio de descoberta e superação para os jovens pioneiros e um marco na dinâmica e mobilização da atividade do agrupamento em Amarante. “A última edição que tínhamos realizado foi antes da pandemia, em 2016, embora já estivéssemos a preparar esta edição no ano em que fomos surpreendidos pelo Covid. A vontade de voltar a fazer a Travessia do Marão era enorme e julgo que tudo correspondeu na melhor das expetativas e que se proporcionaram dias extraordinários a todos os pioneiros e dirigentes envolvidos”, comentou o chefe João.

A III Travessia do Marão contou com o apoio do Município de Amarante, e das Juntas da União de Freguesias de Amarante, da União de Freguesias de Olo e Canadelo, e Paróquias de S. Gonçalo, de Aboadela.

António Orlando

Next Post

Escola de Ciências da Universidade do Minho desenvolve inseticidas mais biológicos

Sáb Mar 4 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.