MIMO regressa a Amarante após passagem polémica pelo Porto

CULTURA. O retorno à cidade amarantina acontece depois de uma edição realizada no Porto que, nos últimos dias, tem feito surgir uma relação instável entre a autarquia portuense e o evento.

A organização do evento e a Câmara de Amarante afirmam conjuntamente que o processo judicial entre ambos terminou, sendo agora “intenção e desejo de ambas que o Festival MIMO retorne à cidade de Amarante”.

Em comunicado conjunto divulgado esta manhã, assumem mesmo que o MIMO “nunca deveria ter saído” de Amarante. No documento lê-se ainda que as conversações para avançar com este regresso duram “há semanas” e servem “para, de comum acordo, dar execução ao Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Administrativo”, que ditou “o regresso do FESTIVAL MIMO à cidade de Amarante, por, pelo menos, mais duas edições”.

As datas e moldes do regresso do Festival MIMO a Amarante ainda estão por anunciar.

Em 2020, o Festival MIMO iniciou um processo judicial contra a autarquia amarantina, por esta ter cessado o contrato de pagamento por mais uma edição do festival, dado que o mesmo não se iria realizar devido à pandemia de covid-19. Em comunicado conjunto, as partes explicam ter-se tratado de “divergentes interpretações do pacote legislativo de emergência criado no âmbito da pandemia”, estando, agora, resolvida a contenda.

O anúncio surge na semana em que o MIMO e a Câmara do Porto trocaram acusações mútuas de “má-fé” e “deslealdade”.

O MIMO foi criado em 2004 no Brasil e teve a sua primeira edição em Portugal em 2016, realizada na cidade de Amarante. Aí se manteve até 2019, ano em que houve uma paragem forçada do festival devido à pandemia de covid-19. Em 2022 realizou-se a primeira edição na cidade do Porto.

António Orlando

Next Post

Investigadores da UMinho desenvolvem nanomateriais para terapia combinada do cancro

Sáb Mar 18 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.