Rally Terras d´Aboboreira sem pegada na paisagem

DESPORTO. A Serra da Aboboreira, em vias de ver a sua paisagem “protegida” a nível regional, nos dias 28 e 29 de abril, recebe o Rally Terras d´Aboboreira, prova pontuável para o Campeonato Nacional de Rally´s. 

A classificação da paisagem da serra a nível ambiental que está em fase final de aprovação traz preocupações acrescidas com a pegada ambiental.

A Federação Portuguesa do Automóvel e Karting tem a ambição de atingir a “neutralidade carbónica e emissão zero de CO2 até 2030. Sem sustentabilidade ambiental este desporto não terá futuro a médio prazo e é nisto que estamos a trabalhar na sensibilização e ajuda aos clubes”, garante.

A competição que é apoiada em 20 mil euros por cada uma das câmaras de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, volta a ser organizada pelo Clube Automóvel de Amarante (CAA)

Este ano, o Rally tem lugar 15 dias antes do WRC Rally de Portugal e representa uma espécie de aquecimento de motores e pilotos em cerca de uma centena de km, divididos em 9 provas especiais de classificação nos pisos de terra d´Aboboreira.

A prova do Clube Automóvel de Amarante começa na sexta-feira, 28 de abril,  na zona de Montedeiras, no Marco de Canaveses, com Treinos Livres, Qualificação e Shakedown, em troço cronometrado denominado por  Marco Rios de Emoção (3,56 km), com passagem nas freguesias de Paredes de Viadores e Manhuncelos, Sande e São Lourenço do Douro.

Organização do Rally Terras d´Aboboreira promete minimizar a pegada ambiental com a plantação de árvores. Pilotos já começaram a dar o exemplo.

O Rally, propriamente dito, arranca no troço Baião Vida Natural (7,78 km), que será percorrido por duas vezes na tarde do primeiro dia de prova. O troço é novo e nunca antes integrou o CPR.  À noite, realiza-se a Super-especial designada por Baião Destino Sustentável (1,52 km), no centro da vila de Baião.

No sábado, 29 de abril, os pilotos têm pela frente duplas passagens nos troços de troço de Aboboreira (16,65 km), com o final na povoação de Charrasqueira, junto à EN 321. A “especial” do Marão (7,44 km) que acaba no Alto dos Padrões, junto na EN 101, que liga Amarante a Mesão Frio.

Por último, o troço de Amarante Natureza Encantada (16,96 km), o mais extenso do Rally, corresponde à parte final da classificativa (de 37,24 km) com o mesmo nome utilizado em 2022 no Rally de Portugal. 

Rally Terras d´Aboboreira

  • Prova pontuável para CPR, European Rally Trophy, Peugeot Rally Cup Ibérica, da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup , Rally & You Portugal Cup, Campeonatos de Portugal de Ralis Júnior, de 2RM (duas rodas motrizes), de Clássicos, no Promo, no Start Norte e no Promo Norte.

António Orlando

Next Post

Preso, de novo, por tráfico

Sex Mar 24 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.