FLORESTA. Terrenos têm de ser limpos até 30 de sob pena de elevada coima.

O serviço Proteção Civil do município do Marco de Canaveses anunciou que já fez a limpeza de mais de 50 hectares de matos desde o inicio do ano com vista à prevenção dos fogos florestais.
Temendo-se um ano problemático, no dizer do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Proteção Civil do Marco garante que já limpou 33,36 hectares de faixas de gestão de combustível, ou seja, 10 metros para cada lado da rede viária que atravessa o espaço florestal, o que corresponde a 16,68 quilómetros de rede viária com estas faixas; 6,15 hectares com recurso a técnica de fogo controlado; 11,06 hectares de limpeza de terrenos municipais.
Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, sublinha que “o Município dá o exemplo e está a fazer a sua parte no que à prevenção diz respeito mas é importante que toda a comunidade esteja envolvida e consciente dos riscos associados à época de maior calor e tomem as medidas necessárias para prevenir e combater incêndios, mantendo-se vigilantes e informados sobre as condições climatéricas e avisos de emergência”.

Por parte do Serviço Municipal de Proteção Civil, o Coordenador Bruno Monteiro, lembra que a limpeza de terrenos é obrigatória até 30 de abril. “Quem não o fizer incorre em coimas que podem chegar aos 5 mil euros para singulares e 60 mil euros para pessoas coletivas”, alerta.